Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

29/8/2016 - São Roque - SP

6º aniversário do projeto do Cursinho Popular de São Roque




da assessoria de imprensa 

Em 25 de agosto de 2010, no auditório da Escola Técnica Estadual de São Roque e a partir da iniciativa de professores da região, iniciava-se o projeto de Cursinho Popular de São Roque, curso pré-vestibular gratuito. Nesses 6 anos de existência, o Cursinho atendeu mais de 1.200 estudantes e obteve mais de 400 aprovações nas melhores universidades e faculdades do país.

No início de 2015 as aprovações foram surpreendentes e demonstraram, mais uma vez, a qualidade do projeto, com 49 aprovações em universidades federais, 25 bolsas PROUNI 100%, 8 aprovações na Unicamp, 10 na Unesp e 12 na USP; em cursos diversos como Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Alimentos, Engenharia Física, Engenharia de Bioprocessos, Farmácia, Filosofia, Letras, Medicina Veterinária, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, etc.

Além de contribuir para a aprovação dos seus vestibulandos em universidades e faculdades de qualidade, o Cursinho tem recebido, constantemente, a informação de que ex-alunos estão cursando disciplinas e participando de programas de formação em outros países através do programa Ciência sem Fronteiras e Bolsa de Graduação Sanduíche.

Fruto da iniciativa de seus professores e o apoio da direção da Escola Técnica Estadual de São Roque e do Departamento de Educação do município, o Cursinho colocou-se, nesses anos, como uma opção para aqueles que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior de qualidade e não gozam de condições financeiras favoráveis para custear a sua preparação.

Os cinco primeiros anos do Cursinho foram concretizados por meio da parceria entre a Associação de Pais e Mestre da Etec de São Roque e a prefeitura local. Neste ano, o governo municipal assumiu inteiramente as atividades e o Cursinho Etec Popular de São Roque, vulgo Cursinho da Etec, transformou-se em Cursinho Educação Popular de São Roque, o CEP-SR.

Um projeto que nasceu de ideias e crenças que não se sabia onde as mesmas dariam (se projetava caminhos e/ou perspectivas), hoje nos dá, além de orgulho, a certeza de que Educação não se faz meramente (embora também se faça) por meio de aulas voltadas para os vestibulares.

Com a experiência do Cursinho aprendemos que fazer parte de um projeto está para além do aprendizado formal das disciplinas. É uma luta política, um exercício de cidadania e conscientização sobre nosso papel na sociedade, batalhas, provas de amor e amizade construídas em meio a tanta informação, trocas, sono, preguiça, dicas, correria, simulados, aulas extras, redações, recadinhos, muita água, calor, frio, etc. Em outras palavras, é um aprendizado sobre as identidades que se formam e se cruzam, de sonhos que se aproximam e podem ser realizados.

Rogério de Souza, idealizador do projeto do Cursinho Popular de São Roque.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.