Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

7/11/2014 - São Roque - SP

Ação em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes acontece dia 14




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Em comemoração ao dia mundial da Diabetes, a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Saúde, promove no dia 14 de novembro, das 09h às 13h, na Praça Albertino de Castro Prestes (Matriz) um dia especial de ações em combate a esta doença silenciosa que vem crescendo consideravelmente no mundo inteiro. Neste dia a Secretaria da Saúde estará realizando gratuitamente a aferição de pressão, teste de glicemia capilar e orientações.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991, pela Federação Internacional de Diabetes em parceria com a Organização Mundial da Saúde, como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O objetivo desta data é chamar a atenção no que diz respeito ao acesso à prevenção e ao tratamento adequado a fim de evitar complicações, melhorando a qualidade de vida e reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.

A data de 14 de novembro foi escolhida devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best, foram os cientistas que descobriram a insulina em 1921.

A diabetes afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa é de que, até 2030, esse número aumente para 380 milhões. No Brasil a ocorrência média de Diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas.

Diabetes

O diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para produzir energia. Após nossa alimentação, os alimentos são “quebrados” em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo. Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para produzir energia. No entanto, para que a glicose possa adentrar nas células, precisa da ajuda de outra substância, a insulina. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago.

Quando as pessoas se alimentam, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida.

Estes são os tipos existentes da doença: Diabetes do tipo 1, Diabetes do tipo 2 e Diabetes gestacional. No Tipo 1, o pâncreas passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.

O do tipo 2, é a forma mais comum do diabetes. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença, tem o tipo 2. Este diabetes está associada à idade, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo.

O Diabetes gestacional é uma doença caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue que aparece pela primeira vez na gravidez. Este problema acontece em cerca de 4% das mulheres que ficam grávidas. Ela pode desaparecer depois do parto ou transformar-se num diabetes do tipo 2.

Dia: 14/11/2014

Horário: 09:00 as 13:00 hs

Tendas: Aferição de pressão, teste de glicemia capilar e orientações.

Local: Praça da Matriz



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.