Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

1/7/2015 - São Roque - SP

Alunos da EMEF JK assistem sessão no Cine-Clube Araça




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Na tarde da última terça-feira, 23 de junho, alunos da EMEF Juscelino Kubitschek estiveram no Cine Clube Araçá prestigiando uma exibição do filme Toy Story 2. A sessão faz parte da proposta desenvolvida pela Secretaria de Cultura e Turismo que utiliza o cinema como mídia educativa.

“O cinema possui grande potencial pedagógico uma vez que é muito mais fácil, tanto para uma criança, quanto para um adulto, absorver informações advindas de estímulos audiovisuais. O filme auxilia o professor a romper com o modelo tradicional de aula baseada na explanação, podendo servir tanto para expor conteúdos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experiências” explica o Secretário de Cultura e Turismo, Michel Vicentini.

Para haver sinergia entre cinema e educação deve-se realizar uma análise correta da mensagem cinematográfica aliada ao contexto educativo. O professor deve auxiliar o aluno funcionando como elo entre o que o cinema proporciona e o conjunto de conhecimentos a serem construídos na relação de aprendizagem. Os temas escolhidos para cada sessão variam de acordo com os assuntos que são discutidos em sala de aula com os alunos e com o que está em pauta na sociedade.

Nesse caso especifico, os educadores escolheram o filme Toy Story 2 por, assim como a maioria dos filmes da produtora Pixar, é possível identificar valores humanos que vão além da simples animação feita por computação gráfica. Temas centrais das histórias como amizade, família, coragem e outros são abordados sob uma perspectiva que leva o espectador a repensar e refletir sobre os valores mais essenciais e como podemos construir um mundo melhor tendo-os como base de nossas vidas.

“A periodicidade das sessões varia de acordo com o ritmo de cada escola. Sugerimos que aconteça, pelo menos, quinzenalmente ou mensalmente. A escola pode fazer uma exibição por faixa etária, sala de aula, para um grupo específico ou para toda a escola. Isso está a critério dos Educadores. O importante é que haja, sempre, um diálogo entre a ação cineclubista e a proposta pedagógica desenvolvida na escola. A escolha dos vídeos é sempre focada no desenvolvimento e continuidade das atividades curriculares. Após a exibição, os professores levam as temáticas abordadas à sala de aula, com o intuito de promover debates, produções de textos e reflexões, entendendo que esse movimento pode potencializar um conjunto de ações de desdobramento, permitindo, portanto, a articulação com diferentes campos do saber” disse Michel.

Segundo o Secretário de Cultura essa proposta do Cine-Clube não se estende somente aos professores da Rede Municipal de Ensino, “O Cine-Clube está à disposição da comunidade. Se alguma associação de bairro, conselho municipal ou entidade social quiser fazer uso desse espaço, estamos à disposição, basta que o interessado entre em contato conosco e apresente a proposta e o filme que será exibido. Havendo disponibilidade de data e horário e desde de que a proposta seja pertinente a finalidade do projeto e não fira nenhum preceito da instituição ou da sociedade, podemos sim liberar o espaço”.

Para mais informações basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo - Rua Santa Cruz, 23, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo Telefone: 4204-1443.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.