Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

8/5/2015 - São Roque - SP

Araçariguama realiza Campanha Não Passe do Limite




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última terça-feira (05), na Biblioteca Municipal Odette de Barros Mott, o lançamento oficial da campanha “Não Passe do Limite”. O evento contou com a presença da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Vanilse Cristina de Freitas; das secretárias municipais, Fernanda Severino Tenório (Saúde) e Iriana Rodrigues de Silva (Indústria e Comércio); frentistas e responsáveis por postos de gasolina; servidores municipais e munícipes.

A Campanha visa orientar frentistas e motoristas sobre os riscos de fazer o abastecimento do tanque do veículo “até a boca”. A ação é educativa.

A prática de encher o tanque completamente era bastante comum até pouco tempo atrás, porém a situação mudou a partir de alguns estudos que alertaram para a saúde dos frentistas e condutores de veículo.

Ao abastecer somente até o travamento automático da bomba, além de evitar danos à saúde dos frentistas e dos clientes, evita-se também a contaminação do meio ambiente e danos ao veículo. Quando o tanque é abastecido além de sua capacidade normal, ocorre a liberação do vapor de benzeno, presente nos combustíveis, podendo causar inúmeros problemas de saúde com a sua inalação.

Em curto prazo, a gasolina e seus vapores podem causar dores de cabeça, tontura, náuseas, vômito, irritação à pele e aos olhos, sonolência e vertigem. Em longo prazo, a exposição provoca danos ao sistema nervoso central, ao sistema sanguíneo e ao fígado. Além disso, pode causar defeitos genéticos, câncer e prejuízos à saúde da pessoa que inalar os vapores, que também são tóxicos ao Meio Ambiente e podem causar sérios danos.

Como medida preventiva para controlar as emissões, todos os veículos fabricados a partir de 1986 possuem o “cânister”, dispositivo conectado ao tanque de combustível que controla as emissões de vapores tóxicos. Ao abastecer além do limite, pode-se danificar o “cânister” e causar a liberação desses vapores no ambiente.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.