Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

19/3/2015 - São Roque - SP

Araçariguama tem 23 casos confirmados de Dengue




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

O balanço mais recente, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Araçariguama, aponta que o município tem 23 casos de dengue confirmados até o momento.

Desde quando houve a primeira confirmação de dengue em Araçariguama, a Vigilância Sanitária Municipal – VISA intensificou as medidas de combate a Dengue. Além de intensificar as visitas às residências, orientando moradores sobre os cuidados a serem tomados para evitar o alojamento do mosquito transmissor da doença, a Vigilância Sanitária de Araçariguama também está priorizando as ações de bloqueio e nebulização em algumas áreas da cidade.

A nebulização é utilizada para bloquear a transmissão da doença. Nessa etapa, os agentes pedem autorização das famílias para passar com o inseticida nas residências. Não é necessário que o agente entre dentro da casa, pois ele consegue fazer esse trabalho pelas janelas. Nesse processo, ninguém pode entrar na residência por cerca de 30 minutos para evitar intoxicação com o produto.

“A população é a principal aliada do poder público para o combate à dengue. Não há outro caminho. A Secretaria de Saúde está fazendo sua parte, porém, se os moradores não ficarem atentos ao que se passa ao seu redor, o mosquito vai se reproduzir e se proliferar. Os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias e um único mosquito tem a capacidade de picar 300 pessoas. Por isso que a prevenção é a melhor arma” explicou Claudia Rodrigues Cacciari, responsável pela VISA.

Bairros

Os dados colhidos pela Secretaria de Saúde apontam os Bairros mais afetados até o momento pelo vírus da dengue em Araçariguama. Jardim Brasil, Viçoso, Vila Real e Tanque Velho concentram o número de casos confirmados, no entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que "todos os bairros podem possuir focos do mosquito da dengue, portanto, o apoio de todos é fundamental no combate aos possíveis focos de água parada. O descuido de um, é prejuízo para todos", informa a Secretaria.

Dificuldades

De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, a maior dificuldade encontrada no combate a dengue tem sido o descaso e a falta de colaboração de alguns munícipes.  “Infelizmente, algumas famílias não recebem ou dão autorização para que o agente faça esse trabalho e sua casa fica desprotegida, podendo posteriormente prejudicar os vizinhos. Para que o combate à dengue seja eficiente, tem que haver uma grande mobilização entre moradores e poder público. Todos têm que se empenhar, já que é impossível vistoriar cada canto do município após cada chuva. Ressaltamos que a população deve estar atenta, pois o período atual 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.