Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

30/4/2015 - São Roque - SP

Binho reivindica contrapartidas do Estado com a vinda do Presídio




da assessoria de imprensa

Preocupado com o aumento de demanda de serviços, principalmente nas áreas de abastecimento de água, segurança, coleta de lixo e saúde, gerado pela instalação da Penitenciária Masculina no Bairro Cristal, em Mairinque, o prefeito Binho Merguizo reuniu-se esta semana, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, com o sub-secretário estadual de Relacionamento com Municípios, Rubens Cury. O prefeito cobrou do sub-secretário as contrapartidas sociais já previstas com a chegada da institucional prisional no município.

A Secretário Estadual de Relacionamento com Municípios é vinculada à Secretaria Estadual da Casa Civil. Na visita à sede do governo paulista Binho esteve acompanhado pelos vereadores mairinquenses Fábio Melo dos Santos, o Biúla (PPS) e Ildeia Maria de Souza, a Déia (PT), além da vereadora aluminense, Ana Paula de Cássia Netto Marchetti (PSD).

Desde que a penitenciária foi inaugurada, em maio deste ano, a Prefeitura de Mairinque tem disponibilizado médicos para atender os detentos, pelo menos três vezes por semana. O envio de policiais militares para acompanhar a escolta de detentos também tem desfalcado o efetivo da Polícia Militar que cidade da segurança na cidade.

Além disso, o poço artesiano perfurado para atender a Penitenciária Masculina provocou o esgotamento de alguns poços caipiras que abastecem o Cristal e outros bairros no entorno. “Temos recebido muitas reclamações de moradores que começam a sofrer com a falta de água. Temos um único caminhão pipa e, com o aumento da demanda, não estamos dando conta de levar água para todos os bairros”, reclamou Binho.

Na conversa com o sub-secretário, o prefeito relatou que o envio de médicos ao presídio tem prejudicado o atendimento no município. “Dia sim, dia não precisamos deslocar um médico para lá e o nosso serviço de saúde começou a sentir esses efeitos. Além de mais profissionais, também precisamos de ambulâncias e outros veículos mais resistentes que suportem o tráfego em estrada de terra no vai e vem até a penitenciária”, salientou Binho Merguizo.

Problema previsto

A necessidade do aumento do efetivo da Polícia Militar em Mairinque foi reiterada, há um mês, pela comandante do 3º Batalhão da PM de Mairinque, tenente Inaê Pereira Rodrigues. Segundo Binho, a tenente comunicou-lhe que as rondas importantes na cidade estão comprometidas por conta da sobrecarga de trabalho após a inauguração da unidade prisional.

Em outubro de 2013, ciente da iminente chegada do presídio em Mairinque, Binho encaminhou um ofício ao secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella Vieira, em que expõe sua preocupação. “Com o início das atividades presidiárias e com os efeitos colaterais resultantes, certamente haverá a necessidade de escolta policial, maior proteção ao Fórum Municipal e também à nossa população, que necessitará de maior segurança”.

Passado um ano meio do envio desse ofício, nenhuma medida foi tomada pelo Governo do Estado. “A tendência é que esses problemas se agravem, portanto acredito que na próxima reunião na Casa Civil teremos uma solução. Todas as benfeitorias que forem implantadas por conta do presídio, nas áreas de saúde, saneamento, segurança etc. trarão benefícios pata toda a região”, pondera o prefeito.

Binho também levou ao conhecimento de Rubens Cury, na visita desta semana, a impossibilidade da Prefeitura atender a coleta de lixo naquela região. “O contrato com a empresa responsável pelo recolhimento de lixo prevê a coleta uma vez por semana no Cristal. Agora, com o aumento da população no local já existe a necessidade de coletas diárias. A Prefeitura, neste momento, não dá conta de atender essa reivindicação dos moradores no atual momento”, lamentou.

Segundo Binho Merguizo, o sub-secretário Rubens Cury reconheceu como legítimas todas reivindicações apresentadas pela Prefeitura de Mairinque, uma vez que essas contrapartidas já haviam sido calculadas. Cury encaminhou as solicitações ao secretário estadual da Casa Civil, Edson Aparecido e ao governador Geraldo Alckmin. “Agora estou no aguardo de uma nova reunião, desta vez com o governador Alckmin, quando iremos conversar sobre a solução concreta de todos esses problemas”, disse Binho Merguizo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.