Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

22/1/2016 - São Roque - SP

Binho visita e aprova clínica de hemodiálise em São Roque para atender pacientes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Binho Merguizo, prefeito de Mairinque, esteve na manhã desta terça-feira, 20, em visita ao Centro Médico e Nefrológico (Cemene), na cidade de São Roque. O Ceneme, instalado nas dependências da Santa Casa de São Roque, ampliará mais um turno de sessões de hemodiálise nessa unidade e passa a ser uma opção para os pacientes de Mairinque que fazem esse tratamento em Sorocaba e outros municípios da região.

Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Vanessa Paulino e da diretora de Saúde, Michele Donadon, Binho foi recebido pelo enfermeiro técnico da Ceneme, enfermeiro Alberto das Neves. O grupo percorreu todas as dependências da unidade e colheu depoimentos dos pacientes.

Binho Merguizo e Vanessa Paulino, ao final da visita, saíram convencidos que a clínica oferece todas as condições para atender os pacientes de Mairinque. “E uma clínica moderna, equipada com recursos de última geração para dar toda a assistência aos doentes renais do nosso município”, atestou a secretária de Saúde.

A possível transferência dos pacientes para São Roque ainda depende de gestões junto à Divisão Regional de Sorocaba (DRS), que já começaram a ser providenciadas. Cada sessão de hemodiálise custa R$ 155,00 e é bancada integralmente pelo SUS. A Prefeitura precisa de uma autorização do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o que o recurso seja transferido para a Cemene.

Célia Spinardi, médica nefrologista responsável pela Cemene, em conversa com a assessoria de imprensa da Prefeitura, informou que o terceiro turno permitirá que sejam atendidos mais setenta pacientes com insuficiência renal crônica. Hoje, nos dois turnos, são acolhidos 112 doentes renais.

“Temos uma relação extremamente cuidadosa com nossos pacientes. Aqueles que começamos a atender em 2013, quando iniciamos o serviço em São Roque, estão conosco até hoje, o que mostra uma relação de confiança entre o corpo clínico e aqueles que buscam tratamento”, afirma Célia Spinardi.

A médica adianta que a Cemene trabalha com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área médica especializada em nefrologia, assistente social, psicólogo, enfermeiro técnico e enfermeira padrão pós-graduada em nefrologia, além de técnicos de enfermagem em tempo integral para acompanhar as sessões .

“Contamos com uma sala de emergência, com a complexidade do Pronto Socorro da Santa Casa e com o serviço rápido das UTIs móveis do Samu. Além disso – acrescenta Célia Spinardi, o nosso tratamento de água é feito pelo método de osmose reversa duplo passo, que garante segurança absoluta aos pacientes”.

Atualmente, 52 pacientes atendidos no Centro Médico e Nefrológico são de São Roque e apenas treze de Mairinque. Os demais residem em Ibiúna, Araçariguama, Alumínio, Votorantim, Pilar do Sul e Iperó. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.