Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

9/6/2011 - São Roque - SP

Capela de Santo Antônio completa 330 anos




da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque

Considerada um dos maiores patrimônios histórico e arquitetônico do país, a Capela de Santo Antonio completa nessa semana 330 anos de existência.

Parte integrante do conjunto arquitetônico do Sítio Santo Antônio, a capela foi construída por Fernão Paes de Barros em 1681, e é considerada, juntamente com a Casa Grande como a mais antiga edificação construída em taipa de pilão de todo o Estado de São Paulo.

Com 70 anos de tombamento concedido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o conjunto arquitetônico foi descoberto em 1937 em situação precária, onde quase metade do prédio da Casa Grande já havia ruído.

A riqueza arquitetônica da edificação já foi objeto de estudos e teses acadêmicas. O arquiteto Lucio Costa, responsável pelo projeto do Plano Piloto de Brasília, foi um dos primeiros profissionais renomados a identificar as manifestações de arte genuinamente brasileira que o local apresenta. 


Adquirida pelo escritor modernista Mário de Andrade, que em 1944 doou os imóveis ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, exigindo apenas uma condição para tal feito: ser o zelador deste patrimônio enquanto estivesse vivo.

Em critérios de conservação, a primeira restauração foi realizada durante quase toda a década de 40, sendo que em 1965 o interior da Capela sofreu uma nova intervenção para a reconstituição das tábuas do altar principal. No início dos anos 90 foi realizado um novo estudo para a conservação dos elementos decorativos, que vinham sendo deteriorados pela ação dos raios ultravioleta.

Inserido numa paisagem permeada por extenso gramado, lagos e grande porção de mata nativa, o conjunto arquitetônico já serviu de locação para a produção de filmes e documentários e faz parte de dois importantes roteiros turísticos do interior paulista: Roteiro Taypa de Pilão e o Roteiro dos Bandeirantes, devido a sua grande importância arquitetônica.

O sítio Santo Antônio está aberto à visitação pública aos sábados, domingo e feriados, das 9h30 às 16h30. Em comemoração aos 330 anos não serão cobradas tarifas para visitação no próximo domingo, 12 de junho.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.