Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

27/2/2015 - São Roque - SP

Centro de Referência da Mulher e Unidade Materno Infantil de Araçariguama disponibilizará




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo de útero, a partir de 03 de março, o Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Saúde, vai oferecer gratuitamente no Centro de Referência da Mulher e Unidade Materno Infantil (Rua Santa Cruz, 234, Centro), das 7h às 16h, a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) para meninas de 09 a 11 anos.

O vírus HPV (papiloma vírus humano) pode ocasionar um dos tipos mais frequentes de câncer entre as mulheres, o câncer de colo de útero que é a quarta maior causa de morte entre a população feminina.

A campanha é destinada a meninas de 09 a 11 anos. Faixa etária escolhida por, nela, a produção de anticorpos contra o HPV ter maior eficácia. Além disso, meninas nessa idade ainda não tiveram início da atividade sexual, que é quando estarão mais expostas ao vírus.

Fornecida pelo Ministério da Saúde, a vacina é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV: 6 e 11 associados ao surgimento de verrugas genitais e 16 e 18 ligados aos casos de câncer de colo do útero.

Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita seis meses após a primeira e a terceira aplicação, cinco anos após.

É importante frisar que a vacina é uma ferramenta de prevenção primária (preventiva) e não terapêutica, pois não confere imunidade contra todos os tipos de alto risco do HPV e contra outras doenças sexualmente transmissíveis, por isso, o Ministério da Saúde orienta as mulheres a não dispensar o uso de preservativos durante a relação sexual e a realização do exame preventivo de Papanicolaou.

Para receber a vacina basta comparecer no Centro de Referência da Mulher e Unidade Materno Infantil, das 7h as 16h, e apresentar a carteira de vacinação.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.