Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

7/11/2016 - São Roque - SP

Cerimônia das Velas reúne milhares de pessoas no Cemitério Municipal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A 19ª edição da tradicional Cerimônia das Velas, no Cemitério Municipal de Mairinque, realizada no dia 1º de novembro, foi marcada por muita emoção e fé. Aproximadamente 10 mil pessoas participaram da celebração, que além da missa, contou com a entrega do mirante e de um memorial dedicado a Nossa Senhora Aparecida, construído acima da Capela de São Benedito.

De acordo com o administrador do Cemitério Municipal e um dos coordenadores do evento, Edmundo de Souza Figueiredo, mais de 6 mil velas, neste ano, foram acesas pelos membros da comunidade.

“Nós preparamos tudo com muito carinho, para que essa data não seja mais lembrada com tristeza, mas sim um momento de alegria e celebração àqueles que amamos, mas que já partiram. A quantidade de velas acesas acaba sendo irrelevante, o que vale é o significado que uma única chama acesa representa no coração daqueles que contribuem para a iluminação do cemitério nesse dia”, destacou Edmundo.

No encerramento da cerimônia um cadeirante subiu a rampa de acesso ao novo mirante carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, seguida de um grupo de voluntários que acenderam as lâmpadas posicionadas a sua frente. A cerimônia terminou com uma grande e iluminada queima de fogos.

Como tudo começou

 Edmundo conta que em 1997, às vésperas do Dia de Finados, ao ir embora do cemitério depois de preparar o local para a missa de Finados, percebeu que havia algumas velas acesas no local e que essa luz deixava o cemitério calmo e bonito. “Eu queria dar vida ao cemitério e desmistificar que o local é um lugar que dá medo e tristeza. Aí tive a ideia de fazer essa cerimônia”, explica o coordenador. Então, desde 1998, o evento é realizado todos os anos, no dia 1º de novembro, sempre nos mesmos moldes, velas acesas em todas as ruas do cemitério, missa, fogos de artifício e luzes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.