Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

11/2/2016 - São Roque - SP

Comitê contra a dengue anuncia mutirão e sugere multa a quem manter criadouros




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A disseminação do zika vírus e sua provável ligação com casos de microcefalia tornaram-se uma emergência de saúde pública internacional, declarou esta semana a Organização Mundial da Saúde (OMS). Conjuntamente a presidenta Dilma Roussef assina uma portaria que dá aos agentes de combate à dengue o direito de entrar em imóveis públicos ou particulares para identificar criadouros  e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, mesmo quando o dono não for localizado.

Essas medidas, entre outras mais pontuais, foram discutidas nesta quarta-feira, dia 3, na última reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue que inclui a participação de todos os departamentos da Prefeitura nas estratégias de enfrentamento do Aedes Aegypti. O encontro aconteceu no Centro de Reabilitação Bem Me Quer, no Jardim Cruzeiro.

Além dos representantes das secretarias municipais e de membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Mairinque, participaram desse encontro, voluntários que integram a Igreja Universal do Reino de Deus. Os religiosos comprometem-se a apoiar a Prefeitura nas ações de combate ao Aedes.

O grande problema enfrentado pelos agentes da dengue na fiscalização realizada nos bairros de Mairinque, conforme explicou Jaime Silvestre Júnior, agende de Vetor da Vigilância em Saúde, é a negligência e a resistência da população na adoção das medidas de prevenção.

“Você visita uma residência, encontra vários criadouros com larvas do mosquito, mostra para o morador, constata que ali pessoas pegaram a doença, avisa do perigo e não adianta nada. Quinze dias depois a gente retorna lá e encontra os mesmos criadouros. Em muitos casos as pessoas entendem que a limpeza do próprio quintal e a eliminação de criadouros são responsabilidades do agente da dengue”, relata Silvestre.

Multar o cidadão negligente e reincidente que insiste em manter os criadouros do mosquito dentro da sua propriedade, no entender da maioria dos integrantes do Comitê, pode ser a solução minimizar o problema. Para adotar essa medida o fórum quer incluir a Câmara de Vereadores na discussão.

Josimara Grinholi, nutricionista do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e uma das coordenadoras do Comitê Intersetorial, teme uma explosão de casos de dengue nos meses de março e abril. O ano dengue no país é de 1º de julho à 30 de junho. Em Mairinque desde julho de 2015, até o momento, foram confirmados 132 casos de dengue. Em todo o Brasil, nesse período, o número de casos notificados chegou a 1,6 milhão.

Nesto ano, em Mairinque, foram confirmados 7 casos da doença, sendo 5 autóctones (contraídos no próprio município) e 2 importados, com 97 notificações. “Tem chovido bastante, a temperatura está elevada, por isso temos que nos mobilizar agora para evitar uma possível epidemia nos próximos meses”, adverte Josimara.

O Comitê volta a se reunir no próximo dia 16, uma terça-feira, para definir as estratégias para a realização de um mutirão contra a dengue no Bairro do Granada. “Ainda estamos definindo como será essa ação, mas pretendemos mobilizar toda a comunidade, comerciantes, igrejas e demais entidades num amplo trabalho de busca ativa e eliminação de criadouros”, anunciou a coordenadora.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.