Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

13/10/2016 - São Roque - SP

Duas apresentações gratuitas de ópera chegam a escolas públicas de Araçariguama




da assessoria de imprensa 

Com apresentações no dia 16/10, a renomada diretora cênica do Projeto “Ópera na Escola”, Livia Sabag, também dirige em outubro a ópera “Elektra”, de Strauss, no Teatro Municipal de São Paulo.

São Paulo, 20 de setembro de 2016 – Ampliar e democratizar o acesso de estudantes e de seus familiares a espetáculos de música clássica é a proposta do projeto Ópera na Escola, que tem apresentação no dia 16 de outubro, com duas sessões, às 11h e às 15h, em Araçariguama, nas escolas estaduais E.E Prof° Humberto Victorazz e E.E Auditório  Biblioteca Municipal Odete de Barros Mott, respectivamente.

Em 2016, o projeto traz em sua 5a edição o espetáculo A Criada Patroa: uma versão em português da famosa obra do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi. A Criada Patroa aborda com humor o conflito de classes, tema crucial em nossa sociedade até os dias de hoje, e fala da reconfiguração de uma relação hierarquizada através do amor, da identificação com o outro, do afeto.

O espetáculo conta com a participação da cantora Isabella Luchi, do barítono Márcio Marangon, do ator Rodrigo Manzelli e do pianista Lucas Bojikian, com direção artística e cênica de Livia Sabag e direção musical de Fábio Bezuti.

Para que os alunos possam compreender a importância da música erudita e do teatro como expressão artística no Brasil e no mundo, o projeto realiza ações socioeducativas que abrangem as escolas e o seu entorno. Além do espetáculo, a comunidade participa de atividades didáticas que abordam temas relacionados à música clássica.

“A ópera, por sua natureza híbrida, que inclui música, teatro e artes visuais, é uma forma de arte que pode ser facilmente apreciada por qualquer tipo de público. No entanto, pelos mais diversos motivos, que vão desde questões geográficas até econômicas, a maior parte da população brasileira não tem acesso a espetáculos deste tipo. Dessa constatação surgiu a ideia de irmos até públicos que estão afastados dos centros que concentram a produção cultural, dando preferencia por regiões economicamente desfavorecidas. Além da experiência artística e da formação de capital cultural, o projeto propicia uma experiência compartilhada na comunidade, criando laços, referências comuns e um espaço alternativo de diálogo e debate,” explica Sabag.

Ao todo, dez cidades e 18 escolas públicas receberão as apresentações gratuitas aos finais de semana. O projeto é idealizado por Livia Sabag e Cléia Mangueira, com realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.