Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017

18/5/2017 - São Roque - SP

Efeitos do fluoreto sobre a saúde pública e o meio ambiente foram tema de palestra




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

Na última quarta-feira, por iniciativa da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, foi realizada no Plenário Dr. Júlio Arantes de Freitas, a palestra “Os riscos da contaminação por fluoreto, popularmente conhecido como flúor, ao meio ambiente e à saúde pública, ministrada pelo médico sanitarista e dentista, Zeneu Teixeira de Carvalho, com a participação do técnico químico Fernando Isique, responsável pela análise química da água da Sabesp em São Roque.

Embasado em estudos científicos realizados em diversos países, o palestrante apresentou e relatou casos graves da contaminação pelo elemento químico onde a saúde humana foi prejudicada pelo seu excesso de consumo ou de exposição e lembrou que no Brasil, há leis que limitam seu descarte no meio ambiente, por considerá-lo prejudicial e, ao mesmo tempo, há leis que permitem sua inclusão na água potável que consumimos, com a finalidade de diminuir a incidência de cáries e problemas dentários.

Fernando Isique, por sua vez, informou que a inclusão de doses de flúor na água é uma determinação legal que a Sabesp cumpre e que a preocupação com a saúde pública faz com que os testes que medem a qualidade da água fornecida para consumo humano são rotineiros e seguem todos os padrões legais exigidos.

Os vereadores José Alexandre Pierroni Dias – Alexandre Veterinário, e Júlio Mariano, integrantes da Comissão Permanente de Saúde na Câmara Municipal, conduziram os trabalhos que contou com a presença dos vereadores da cidade de Mairinque, Giovani Hugler e José de Souza Gomes, da representante do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de ITU, Maria Izilda Moreira Belchior, do representante do Conselho Municipal de Saúde de Mairinque, Aparecido Fabrício, do responsável pelo Setor de Saúde Bucal da Prefeitura de São Roque, Sérgio Eduardo Vernalha, do gerente da Sabesp São Roque, José Cícero de Sá, da representante do Setor Odontológico e da Secretária de Saúde de Araçariguama, Karina Giancoli e Edna dos Santos Rosa, respectivamente, além de alunos e professores dos colégios OSEP, ETEC e FATEC São Roque, contabilizando mais de 100 pessoas.

            Após as apresentações, foi aberto um debate sobre o assunto com a participação dos presentes, que identificaram pontos relevantes que nortearão ações futuras em busca de informações sobre o descarte e uso do fluoreto na região.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2017, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.