Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

30/10/2014 - São Roque - SP

Escolas em regime integral têm avaliação positiva no perfil nutricional dos alunos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Avaliação nutricional feita com 296 crianças de 3 a 6 anos das escolas municipais integrais de Mairinque, concluída esta semana, apontou que 251 alunos (84%) estão com peso adequado na relação com sua estatura, 42 (14%) encontram-se com peso acima e três (1%) estão abaixo do peso esperado par a estatura.

O estudo nas escolas de período integral foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio do seu Departamento de Educação Escolar, em parceria com a Angá  Alimentação e Serviços Ltda., empresa que terceiriza o fornecimento de merenda escolar no município.

As 296 crianças avaliadas estudam nas escolas municipais de período integral Umberto Sperândio, na Vila Granada (134), Tereza Cristina Lima, no Jardim Cruzeiro (75) e Ida Ponsoni, no Jardim Três Lagoinhas (87).

Rafela Daniel, nutricionista e diretora do Departamento de Alimentação Escolar, conclui que “como a merenda escolar recebida pelas crianças atende às necessidades nutricionais das mesmas, sem excesso, detectamos a necessidade de que os pais ou responsáveis sejam orientados quanto à mudança de hábitos alimentares familiares”.

Mudança de hábitos

Segundo Daniela, seu departamento, em conjunto com as diretoras das escolas avaliadas, começará a agendar reuniões com os pais dos alunos que apresentaram algum desvio nutricional. “Posteriormente realizaremos atividades lúdicas com as crianças. De qualquer forma – ressalta a diretora – é muito importante que as mudanças relacionadas à alimentação se iniciem nos domicílios, para que o trabalho tenha continuidade e atinja os resultados esperados”.

Além de Rafaela Daniel, participaram dessa avaliação as nutricionistas Aline Emerenciano, Bruna de Oliveira, Bruna Gonçalves Vieira, Caroline Billar Dias e Tatiana Estevam Kohler Capriolli.

Problemas de saúde

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente e para o futuro. E o alerta é que crianças obesas poderão vir a ser adultos obesos, com maior probabilidade de desenvolver diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer e outros problemas de saúde.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), mais de 42 milhões de crianças menores de 5 anos estão acima do peso no mundo, das quais 35 milhões estão em países em desenvolvimento e 92 milhões de crianças com risco para sobrepeso e obesidade.

No Brasil, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um aumento da obesidade de mais de 300% entre meninos, indo de 4,1% em 1989 para 16,6% em 2008-2009.

Entre as meninas esta variação foi ainda maior: 2,4% em 1989 para 11,8% em 2009. Estudos populacionais mostram que a criança obesa tem de 50% a 80% de chance de se tornar um adulto jovem obeso comparado ao risco menor de 10% em crianças com peso adequado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.