Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

5/10/2015 - São Roque - SP

Expedição à Mina do Ouro de Araçariguama propicia aprendizado histórico




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

A Mina do Ouro integra o Roteiro dos Bandeirantes e está situada na cidade de Araçariguama. É um dos pontos turísticos mais visitados do município, uma referência histórico-cultural para o Brasil e atrativo para quem quer conhecer os caminhos históricos feitos há séculos pelos homens que desbravaram o interior do estado de São Paulo. Dia 22/09, alunos do Colégio Dante Alighieri percorreram o local e, como em anos anteriores, participaram dessa atividade que, segundo a instituição, tem importância devido o aprendizado histórico e cultural permitido pela expedição.

Após a visitação, o retorno dos professores e alunos é sempre bastante positivo, pois a viagem é realizada com um roteiro bem preparado, tornando as atividades mais agradáveis. “A excursão foi fantástica, quase estritamente pedagógica. Os alunos aprenderam muito. Por exemplo, eles ficaram sabendo, durante a visita à mina de Araçariguama, como funciona a extração de ouro, e, com isso, viram que o metal passa por diversas transformações até chegar ao ponto que vemos nos objetos”, disse a professora e assistente de direção do Colégio, Vânia Barone.

O Roteiro dos Bandeirantes é o traçado por onde passaram os desbravadores que partiram da Vila de São Paulo de Piratininga em suas andanças pelo então desconhecido território nacional. São 180 quilômetros, que engloba nove municípios paulistas, partindo de Santana do Parnaíba, passando por Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque, Cabreúva, Itu e Porto Feliz, até chegar à cidade de Tietê.

Em Araçariguama, para agendamento de grupos de visitantes à Mina do Ouro ou a outros atrativos turísticos do município, o interessado deve ligar para a Diretoria de Turismo (Rua Santa Cruz, 23, Centro - telefone: 4204-1443). Com entrada gratuita e acompanhamento de monitores especializados, o complexo da Mina do Ouro está aberto para visitação, de terça-feira a domingo, das 08h às 17h.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.