8/5/2015 - São Roque - SP

Araçariguama participa da aprovação da Lei Estadual de Apoio ao Turismo

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Na manhã do dia 29 de abril, os secretários de Araçariguama, Michel Vicentine (Cultura e Turismo), João Borg (Educação) e Francisco Martins (Governo), acompanhados pelos diretores municipais, Carlos Henrique Moraes Fhilippe (Cultura e Turismo) e Roberto Lima (Comunicação), estiveram em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, participando de mais um significativo avanço no turismo paulista: a sanção do Projeto de Lei Complementar 32/2012, que prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias.

Sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin, a ação em questão institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico. Todas as cidades, excetos as Estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios. São eles: “Possuir: Potencial Turístico; Conselho Municipal de Turismo; Serviço Médico Emergencial; Meios de Hospedagem; Serviços de Alimentação, de Transporte, de Segurança, de Informação e Receptivo Turísticos; Plano Diretor de Turismo, Expressivos Atrativos Turísticos com acessos adequados e Infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.

Assim, o Estado de São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado através de um fundo constitucional que, para esse ano de 2015, prevê um investimento de 268 milhões de reais para as 70 Cidades Estâncias.

Diante deste cenário, a atividade turística progride e coloca o Estado de São Paulo na vanguarda do desenvolvimento do Turismo, que conta agora com 70 estâncias, 140 municípios de interesse turístico, 34 regiões turísticas e 30 circuitos organizados e segmentados, além de uma infraestrutura de referência nacional.