3/9/2015 - São Roque - SP

Biblioteca de Mairinque comemora 19 anos de criação com várias atividades

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

“Escutando e lendo histórias...” é o nome do projeto em comemoração aos 19 anos da Biblioteca Pública Municipal de Mairinque “Geraldo Mayela de Oliveira, que tem como proposta divulgar a leitura através da arte de contar histórias, além de comemorar os 210 anos de Hans Christian Andersen (1805-1875), o célebre escritor infantil dinamarquês autor de O Patinho Feio, O Soldadinha de Chumbo e a Pequena Sereia. Serão oferecidas várias oficinas ao público infanto-juvenil, Idosos, profissionais da área de educação e inclusão.

“Um dos grandes desafios da Biblioteca Pública é transformar seus usuários em bons leitores, promovendo a literatura sempre de todas as formas possíveis. Por isso preparamos essa programação especial”, afirma a diretora de Cultura de Mairinque, Mariana Cordeiro.

Rita Luisa Larroudé, bibliotecária de Mairinque, ressalta que “a literatura também é indispensável a nossa necessidade de fabulação, sonho, devaneio, fantasia e imaginação, podendo ser um direito ao equilíbrio social como fator de humanização, formadora de personalidade, estimuladora do conhecimento e pode proporcionar novas visões de mundo sendo uma condição de amadurecimento do indivíduo”.

As oficinas para as crianças precisam ser previamente agendadas, por telefone ou email, pois as vagas são limitadas, as demais atividades são abertas a toda população.

Dia 21/09 – 9h - Abertura oficial das comemorações, aberto ao público em geral. Confira a programação:

  • · Dia 22/09 – 9h e 14h – Oficina de Caixinhas de Estimação – Público infantil (Crianças de cinco a sete anos) - (Agendar)
  • · Dia 23/09 – 14h - Oficina de Leitura Terceira Idade – Grupo Espírito Jovem do CRAS Lagoinhas - Público Alvo: Terceira Idade                             
  • · Dia 24/09 - Poesia e canto coral no Abrigo São Vicente de Paula
  • · Dia 25/09 - Contando histórias para a APAE
  • · Dia 28/09 – 9h e 14h - Autores brasileiros – Público Alvo: Crianças sete a nove anos – (Agendar)
  • · Dia 29/09 – 9h e 14h - Dinâmica do Baú – Público Alvo: Crianças sete a nove anos – (Agendar)
  • · Dia 30/09 – 14h – Palestra com a bibliotecária EULÁLIA CÂMARA LOBATO – especialista em Andersen em comemoração aos 210 anos de Hans Christian Andersen – Público Alvo: Todas as faixas etárias.

Para agendar por telefone entrar em contato pelo número (11) 4718-2277 ou pelo e-mail bibliotecamunicipal@mairinque.sp.gov.br A biblioteca fica na Rua Profº Júlio Prestes de Albuquerque, nº 315 – Centro.

Sobre a palestrante

Eulália Maria Camara Lobato é bibliotecária, contadora de histórias e mediadora de leitura, com ênfase em Contos de Fadas. Coordenou a Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, única Biblioteca Pública de São Paulo cujo patrono é um autor internacional - Temática em Contos de Fadas, e pesquisadora da vida e obra do autor. Atualmente, trabalha na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, em São Paulo.

Sobre Hans Christian Andersen

O escritor nasceu em 2 de abril de 1805 na Dinamarca e faleceu em 4 de agosto de 1875. De certa forma, graças à sua infância pobre, Andersen teve a chance de conhecer os contrastes da sua sociedade, o que influenciou bastante as histórias infantis e adultas que viria a escrever quando mais velho.

Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e a Pequena Sereia.

Graças à sua contribuição para a literatura infantojuvenil, a data de seu nascimento, 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infantojuvenil . Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero, o Prêmio Hans Christian Andersen, tem seu nome.