28/9/2015 - São Roque - SP

Com cinco anos de funcionamento, Centro Odontológico exclusivo da Rede de Ensino Municipal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

O Centro Odontológico Municipal Juscelino Kubitschek - Programa de Prevenção e Promoção a Saúde Sorriso Saudável completa neste mês cinco anos de funcionamento com a marca de 11 mil tratamentos odontológicos gratuitos em crianças da rede municipal de ensino. Implantado em 2010, o programa é totalmente custeado pela Prefeitura, uma das pioneiras na atuação integral dentro das escolas com transporte escolar para levar o aluno ao consultório para tratamento preventivo, educativo e curativo como restaurações dentárias e estéticas, exodontias, profilaxias, fluorterapia, forramentos dentários, tratamento endodônticos uni e bi-radiculares, aplicações de selantes, raspagem gengival e radiografias periapicais.

Situado na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, bairro Cintra Gordinho, o Centro Odontológico da Rede de Ensino Municipal aumentou a acessibilidade dos alunos ao tratamento odontológico e ampliou as ações de prevenção e promoção a saúde bucal no ambiente escolar. A ideia inicial era dar cobertura a todos os alunos de 6 a 12 anos do 1º ao 5º ano das escolas de bairro, devido a distância do centro para realização de tratamento e pela falta de flúor na água de abastecimento, pois muitas famílias ainda fazem o uso de água de poço artesanal. Em 2014 o serviço foi estendido para atender também os alunos de três a cinco anos (EMEIs).

Com a iniciativa, a Prefeitura alcançou números positivos quanto à saúde bucal infantil no levantamento do perfil epidemiológico do município, conforme diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O estudo, realizado a cada quatro anos, mostrou que os alunos de Araçariguama têm boas condições gengivais na idade de 12 anos quando comparado com o Brasil e a Região Sudeste. No levantamento, feito no segundo semestre de 2013, com relação a condição periodontal-sangramento, Araçariguama está com 0,09%, a Região Sudeste com 0,59% e o Brasil com 0,71%. Já no Índice Odontológico que tem por objetivo a contabilização de dentes Cariados, Perdidos e Restaurados (Obturados) - CPOD para alunos de 12 anos, Araçariguama tem 1,54%, a Região Sudeste 1,74% e o Brasil 2,07%.

“Isso mostra que possuímos o menor índice de CPOD se comparado com as demais regiões e que as ações preventivas estão fazendo eficácia. A meta da saúde bucal do Brasil é que esse índice seja menor ou igual a 1 e Araçariguama está no caminho certo”, disse a cirurgiã dentista Marcela Barbieri, coordenadora do programa e responsável pelo atendimento preventivo. A especialista ressaltou que como esse estudo é feito de quatro em quatro anos, em 2017, a cidade terá um novo comparativo para identificar mais avanços alcançados após a implantação do Programa Sorriso Saudável.

O cirurgião dentista Marcos Antônio Góes, responsável pelo atendimento clínico no Centro Odontológico da Rede Municipal de Ensino, explicou que o programa incentiva a prática de hábitos saudáveis na infância que serão levados para toda a vida. “Os benefícios aos nossos alunos são imensuráveis, desde a diminuição da perda de dentes, eliminando tratamentos reabilitadores como a colocação de próteses dentárias (dentadura) ou implantes, até mesmo um ganho emocional e psicológico ao se ter um sorriso bonito, com boa aparência, ausência de dor e a função mastigatória preservada, evitando outros agravamentos de saúde como halitose, problemas estomacais e disfunção da Articulação Temporo Mandibular (ATM)”, citou.

Funcionamento do Programa

O Centro Odontológico da Rede de Ensino conta com o trabalho de um cirurgião dentista para atendimento clínico, um auxiliar de consultório odontológico e uma coordenadora responsável pela triagem e trabalho nas escolas. Na unidade são atendidas uma média de 2200 alunos por ano. “Nos meses de férias escolares (dezembro, janeiro e julho), realizamos o atendimento aos funcionários das escolas. Assim, anualmente, contando os atendimentos aos alunos e aos funcionários nas férias escolares temos um número próximo de 2600 atendimentos”, disse Barbieri.

A triagem é realizada pela dentista na Escola Rosalina Silvestrin Bonifácio, Escola Leandro José Soares, Escola Rada Smailli, Escola Cristiano Ozório Zapparolli, Escola Ilda Vieira de Morais, Escola Manoel Amaro de Andrade, Escola Ana Maria De Barros, Escola Juscelino Kubitschek, Escola Professora Lazara Apparecida Moraes Andrade e Creche Gotinhas. Nestes locais são desenvolvidas atividades coletivas de escovação dental e fluorterapia, além de palestras e orientações aos alunos, inspetores e professores da rede. São distribuídos também kits contendo escovas e cremes dentais para que os alunos possam realizar a higienização bucal nas escolas.

O Centro Odontológico da Rede de Ensino Municipal de Araçariguama atende a todos os estudantes da rede que procuram por assistência odontológica (tratamento e atendimento de emergência). Após a triagem, os alunos identificados como prioridade podem realizar o tratamento nos dias determinados no cronograma de atendimento para cada escola com transporte cedido pela Prefeitura. Há ainda a possibilidade de marcar horário com a secretária auxiliar do consultório, Hellen Tamara Dias Ferreira, e comparecer com os pais ou responsável na data agendada.

Os pais ou responsável pelos alunos são convidados a acompanhar o atendimento de seus filhos e orientados quanto ao diagnóstico e tratamentos propostos. Todo procedimento é realizado com a autorização prévia dos pais. “Conversamos com os pais nas reuniões escolares, por meio dos professores e bilhetes encaminhados. Eles são informados quanto a importância da higiene bucal, sobre a ação do flúor, alimentação adequada e tratamento dos filhos”, concluiu a coordenadora do programa.