26/4/2016 - São Roque - SP

Comitê da Dengue prepara mapa de regiões com infestação de dengue

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

O Comitê Intersetorial de Combate à Dengue voltou a se reunir na manhã desta terça-feira, 19, no Centro de Reabilitação Bem Me Quer, no Jardim Cruzeiro, desta vez com a presença de Fabiano Pedro e Catlin Cristiane Peres Baptista, ambos técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de Sorocaba. O Comitê Intersetorial conta com a participação de um membro de cada departamento da Prefeitura nas estratégias de enfrentamento do Aedes Aegypti.

No encontro desta quinta foi discutida mais uma edição da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) marcada para o início de maio. Por meio da ADL os agentes de Saúde percorrerão residências em todo o Município para detectar as regiões com maior infestação, recipientes mais comuns para a proliferação do mosquito, entre outras informações que ajudem nas estratégias de enfrentamento da doença.

Conforme explicou Catlin Cristiane, educadora da Sucen, “precisamos saber quais ações serão mais eficientes em cada bairro. Ciente do hábito dos moradores teremos mais ferramentas para trabalhar. Não adianta você ir atrás de pneus e outros recipientes se o problema em uma determinada residência é a caixa d’água aberta. A ideia é que o agente de saúde produza relatórios para que a vigilância possa tomar a medida correta”.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mairinque, Dafne Ferreira G. Jorge, explica que o sucesso desse trabalho vai depender da colaboração dos munícipes para que os agentes de saúde tenham acesso aos imóveis. Ela ressalta que os agentes da dengue de Mairinque trabalham uniformizados e identificados por crachá. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 4718-8646 e 4718-8673.