27/8/2015 - São Roque - SP

Cursinho da ETEC completa 5 anos

da assessoria de imprensa 

Criado a partir da iniciativa e obstinação de professores e gestores da Escola Técnica Estadual de São Roque, o Cursinho da ETEC, curso pré-vestibular gratuito, completa, neste final de agosto, 5 anos de existência. Nesse período, realizou o sonho de diversos estudantes de São Roque e região: o ingresso em uma universidade e faculdade de qualidade.

Os números são expressivos e demonstram o compromisso e a qualidade dos profissionais envolvidos no projeto. Nas universidades federais, mais de 120 aprovações foram alcançadas, com destaque para a admissão no curso de Medicina nas Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (UNIVASF) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Muitos outros estudantes (cerca de 80) conquistaram vagas em universidades e faculdades particulares através do sistema federal PROUNI (Bolsa 100%). Entre essas instituições, encontramos estabelecimentos tradicionais como a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP e PUCCAMP), Mackenzie, São Judas Tadeu, UNISO, Facens, etc., com admissão em cursos como Administração, Direito, Engenharia Civil, Psicologia, etc.

As universidades estaduais paulistas, consideradas as melhores do país, também receberam, nesses últimos anos, estudantes que se prepararam para o vestibular nos bancos escolares do nosso projeto sócio-educativo. No total, foram 22 aprovados na USP (Universidade de São Paulo); 19 na Unesp (Universidade Estadual Paulista) e 10 aprovações na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Entre os cursos das estaduais paulistas que receberam vestibulandos que estudaram no Cursinho da ETEC, estão Agronomia, Biomedicina, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia de Produção, História, Medicina Veterinária, Sistema de Informação, etc.

Além de contribuir para a aprovação dos seus vestibulandos em universidades e faculdades de qualidade, o Cursinho da ETEC tem recebido, constantemente, a informação de que ex-alunos estão cursando disciplinas e participando de programas de formação em outros países através do Ciência sem Fronteiras e Bolsa de Graduação Sanduíche. Deste modo, alguns dos ex-estudantes do Cursinho da ETEC estão ou já estiveram nos EUA, Canadá, Austrália e países da Europa.

Em agosto de 2010, as aulas do Cursinho iniciaram nas dependências da Escola Técnica Estadual de São Roque ofertando 100 vagas. No ano seguinte, transferiu-se para a antiga Escola Municipal Bernardino de Campos e atendeu 260 alunos em 2011. No segundo semestre de 2013, mudou-se para a Brasital e atualmente oferece 250 vagas por ano.

Portanto, o Cursinho da ETEC, inteiramente gratuito e hoje uma política pública municipal, apresenta-se como uma alternativa concreta aos estudantes de São Roque e região que pretendem ingressar em uma universidade e faculdade de qualidade e não podem custear um curso preparatório particular. Por conseguinte, a experiência do Cursinho transmite, de forma sutil, uma mensagem sobre a esfera pública: é possível desenvolver ações inteiramente gratuitas e de qualidade no setor governamental.

Rogério de Souza Silva, idealizador do projeto do Cursinho da ETEC.