29/1/2015 - São Roque - SP

Defesa Civil de São Roque recebe investimento e instala Pluviômetros na cidade

da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

A Prefeitura de São Roque vem desde 2013, investindo e melhorando a Defesa Civil do município. Neste período, o Prefeito Daniel de Oliveira Costa, sancionou duas Leis, relacionadas a este importante departamento da administração municipal, que atua no combate a situações de emergência e catástrofes.

Por meio da Lei nº3973, foi criada a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC). Já a Lei nº3975, instituiu o Conselho Municipal de Defesa Civil.

Desde então, a equipe, em contato com o Governo do Estado, obteve diversas conquistas como equipamentos e utensílios para o dia a dia. Além disso, a Prefeitura adquiriu máscaras e óculos de proteção, lanternas de led, além de mais unidades de luvas e capacetes.

Instalação de Pluviômetro:

No início desta semana, o Prefeito Daniel, acompanhou ao lado da equipe de Defesa Civil, a instalação de dois pluviômetros na cidade, sendo um localizado no setor de Ambulâncias (   Cambará) e outro no interior do Instituto Federal (Paisagem Colonial). Este instrumento meteorológico é utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos, como chuva ou granizo. Com a medição em mãos, o município emite um relatório a coordenadoria estadual, que conforme for o índice apresentado, pode se mobilizar para que ações preventivas sejam implantadas.

Cidade é destaque em Campanha da ONU:

A Defesa Civil de São Roque participou da Campanha Global “Construindo Cidades Resilientes” – Minha cidade está se preparando. Resiliência significa a capacidade do município se superar ou se recuperar de adversidades. A iniciativa, organizada pela Organização das Nações Unidas – ONU, visa construir cidades mais seguras e preparadas para eventos adversos (desastres naturais). A principal mensagem e objetivo é que a resiliência e a redução de riscos e desastres, devem fazer parte do desenho urbano e das estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável, envolvendo toda a sociedade.  

São Roque cumpriu as metas do segundo ciclo da campanha, e recebeu um certificado de participação, mostrando que além de investimentos em material e desenvolvimento de legislações, a atual administração apóia e incentiva a realização de novos aprendizados aos servidores, que diariamente atuam nesta importante área.