25/5/2015 - São Roque - SP

Esportistas e atletas de futsal criticam Projeto que veta jogadores de fora

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

“No momento em que a cidade ganha invejável projeção no esporte e a cidade chega à final da Copa TV TEM de Futsal, o bloco de oposição da Câmara de Vereadores vem com um projeto que impede que atletas de outros municípios representem Mairinque em competições esportivas”. Esse desabafo parte do secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Paulo Nobre. No seu entender, a iniciativa representa um retrocesso na vida esportiva da nossa cidade.

Nos próximos dias 25 e 28 de maio, primeiramente na cidade de Campo Limpo Paulista e depois no Ginásio de Esportes Chiquinho Bertolini, Mairinque disputará a inédita final da Copa TV TEM, uma das mais importantes competições esportivas do Estado de São Paulo. A equipe é formada por jogadores da cidade e atletas convidados de outros municípios.

De autoria do vereador Rodrigo Conceição (PMDB), o Projeto 61/2015, aprovado na sessão da Câmara do último dia 18 de maio, em seu Artigo 1º, estabelece que “Fica a Administração Municipal proibida de oferecer pagamento, sob a forma de auxílio, ajuda de custo, vantagem ou qualquer outra denominação para atleta de outra cidade para que represente Mairinque nas competições esportivas das quais participe”.

Para Paulo Nobre, esse projeto foi motivado pelo sucesso alcançado por Mairinque nas competições de futsal. Ele lembra que, no ano passado, as equipes masculina e feminina de Mairinque sagraram-se campeãs, respectivamente, das Copas Record e TV TEM. “Este ano estamos de novo na final da Copa TV TEM e a cidade volta a figurar, novamente, como expoente do esporte da nossa região”, comemora o secretártio.

Paulo Nobre faz questão de esclarecer que essas competições são inteiramente custeadas pela iniciativa privada, sem nenhum ônus para o município. Segundo ele, Mairinque só tem a ganhar, assim como nossos atletas são incentivados por esses bons resultados.

“As vitórias, as fotos no jornal, o Ginásio de Esportes lotado, o assédio dos colegas na escola, tudo isso serve de estímulo para que nossas crianças passem a frequentar as escolinhas de base”, complementa Nobre.

Patrick Vitor Paiva, 18 anos, ala da equipe de futsal de Mairinque, reside na Cecap, em Mairinque, e não consegue segurar a ansiedade para a final contra Campo Limpo Paulista nos dias 25 e 28 próximos. “Esse projeto é complicado, pois uma competição como essa exige atletas de nível. Jamais conseguiríamos chegar onde chegamos só com atleta aqui de Mairinque.  Participar de uma final como essa é uma experiência e um sonho de todo os que, como eu, praticam o futebol de salão”, afirma.

Lucas Augusto Alves Madureira, o Pelé,  21 anos, mora na Nova Mairinque e joga como fixo na equipe de futsal. “Jogar numa equipe de ponta como essa, com jogadores experientes, é um grande incentivo. A gente aprende muito com eles e percebe que muitos começam a treinar depois que a cidade chega tão longe numa competição importante”, avalia o atleta.

“Entrar numna competição importante como a Copa TV TEM só por entrar não é uma boa pedida. Bom mesmo é jogar de igual para igual, pode até perder, mas gostoso e fazer bonito na quadra. Temos jogadores bons aqui na cidade, mas ainda precisamos de reforços de nível para as grandes competições.” Essa é a opinião de Matheus Augusto da Silva Carvalho, 20 anos, morador do Jardim Cruzeiro e goleiro da equipe de futsal.