6/5/2010 - São Roque - SP

Festa de São Sebastião em Ibiuna terá show com o cantor Edson e com Gian & Giovani

da Assessoria

Há poucas semanas para o início do evento mais tradicional de Ibiúna, a Prefeitura divulga a programação da festa de São Sebastião, que contará com procissão, romarias, novena e muitos shows. A saída dos romeiros em busca do santo acontecerá no dia 28, sexta-feira; já a festa começa no dia 29 e segue até o dia 1º de junho, feriado municipal, quando acontece o retorno do santo à capela de São Sebastião. É importante destacar que a comemoração atrai milhares de turistas, o que gera um aquecimento no comércio local. Somente em 2009, foram, aproximadamente, 30 mil pessoas que prestigiaram a festividade.

Repetindo o sucesso dos eventos em Ibiúna, a festa terá programação na Praça da Matriz e na Área de Lazer. Haverá shows com grandes artistas. No dia 29, sábado, data em que o santo chega à cidade, o cantor Edson, na turnê “Edson e você”, abre a programação de shows; já no domingo, 30, haverá a apresentação da dupla Emílio e Eduardo e, na segunda-feira, 31, Gian e Giovani. Os eventos, na Área de Lazer, estão previstos para iniciar às 22h. Na Praça da Matriz haverá apresentação com bandas regionais, realizadas após as missas.

A infraestrutura da festa de São Sebastião contará com banheiros químicos, praça de alimentação, parque de diversão, arquibancada e camarotes. Para o cidadão ter acesso a arquibancada é necessário levar um quilo de alimento não perecível, que será revertido ao Fundo Social do município; os camarotes estão à venda na Prefeitura.

 

 Apoio aos romeiros

 

Pensando no bem estar dos fiéis que seguirão o percurso a pé, bem como aqueles que estarão com cavalos, a Prefeitura de Ibiúna solicitou apoio a Polícia Militar e a Guarda Municipal, bem como ambulância e veterinário para eventual socorro que pode vir a ocorrer durante o percurso. Foi pedido, também, para que as escolas que estão na rota dos romeiros permaneçam abertas quando os fiéis passarem, para oferecer suporte a eles.

 

Horário especial de ônibus

 

A Viação Cidade de Ibiúna programou um horário especial de ônibus para a festa de São Sebastião. A saída será na rodoviária, às 24h ou após o término dos shows principais, para os seguintes bairros: Verava, Recreio/Gatos, Lageadinho, Veravinha, Murundu, Vargem do Salto, Lageado, Paruru, Km 54, Piratuba, Areia Vermelha, Colégio e Campo Verde.

 

Estradas estão sendo preparadas para receber a romaria

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, está intensificando as atividades de reparo, com a operação Tapa Buraco e a manutenção das estradas de terra, no percurso que compete o centro da cidade até a gruta de São Sebastião, no bairro Pocinho.

Já há trabalhadores no local, onde estão executando a Operação Tapa Buraco na Vicinal Tancredo Neves, fazendo o trabalho em um trecho de, aproximadamente, 15 quilômetros, até o bairro Góes. Deste ponto até a Capela de São Sebastião, em estrada de terra, a equipe da Secretaria de Obras irá fazer todos os reparos provenientes, como o assentamento da terra usando cascalho, a poda do mato na lateral, bem como a abertura do acostamento, entre outros procedimentos que deixarão a estrada em boas condições para os romeiros.

 

Histórico da festa

 

A festa de São Sebastião acontece porque há muitos anos um cavaleiro fez uma promessa ao santo para que ninguém em Ibiúna fosse contaminado pela gripe espanhola, caso isso acontecesse o fiel percorreria cerca de 30 quilômetros, levando a imagem de São Sebastião da gruta até a igreja matriz, no centro da cidade. A promessa foi cumprida e com o passar dos anos mais e mais devotos percorrem o mesmo caminho, seja a pé, de carro ou moto, a cavalo, ou mesmo de bicicleta, em gratidão a graça recebida.