30/3/2015 - São Roque - SP

Prefeitura e ALL negociam incorporação de antigo armazém ao patrimônio do Município

da assessoria de imprensa 

Binho Merguizo, prefeito de Mairinque, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 27, com o superintendente de Segurança, Meio Ambiente, Patrimônio e Relações Institucionais da ALL - América Latina Logística, Evandro Abreu de Souza, para tratar da restauração da Estação Ferroviária de Mairinque. O projeto de restauro foi escolhido em um concurso realizado pelo Programa de ação Cultural (Proac), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Na reunião realizada nesta sexta, nas dependências do Museu Ferroviário, na Estação Ferroviária, o superintendente da ALL prontificou-se a iniciar os trâmites para a integração ao município do prédio que abrigava o antigo Armazém de Abastecimento da Sorocabana, além de outras áreas no entorno da Estação.

Participaram da reunião na Estação, além de Binho e do superintendente, o secretário de Governo da Prefeitura, José Francisco Zumckeller, o coordenador de Relações Institucionais da ALL, Marcelo Arthur Fiedller, o assessor de Relações Institucionais da ALL, Emanuel Tavares Costa Júnior e Francisco Camargo, representante da Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária (AMPF).

Evandro Abreu de Souza já agendou uma nova reunião com Binho Merguizo na segunda quinzena de maio, quando estará consolidada a entrada do grupo Cosan Logística no bloco de controle da ALL.  “Vamos esperar a chegada dos novos sócios da Cosan para tratar dos assuntos ligados à Secretaria de Patrimônio da União e ao Dnit”, colocou o superintendente.

Segundo Evandro Abreu de Souza, a execução de obras na malha da ferrovia, bem como as orientações técnicas necessárias à elaboração dos projetos por terceiros interessados, devem ser analisadas pela Resolução 2695/2008, da Agência Nacional de Transportes Terrestres  (ANTT), que estabelece os procedimentos a serem seguidos pelas concessionárias de serviços de transporte ferroviário.

Binho e Evandro também conversaram sobre a iniciativa da Prefeitura de São Roque de leiloar as duas Marias -Fumaça de São Roque e alguns vagões estacionados próximos à Estação de Mairinque. A notícia do leilão foi publicada pela imprensa da região e informa que São Roque desistiu do projeto de implantação do Trem Turístico na região.

O prefeito de Mairinque chegou a aventar a possibilidade de a ALL comprar as Marias-Fumaça e a composição para que essas unidades permanecessem na Estação de Mairinque. Evandro Abreu de Souza prometeu levar o pedido de Binho à ALL e a Cosan.