22/6/2017 - São Roque - SP

Produtores de São Roque aderem ao Protocolo de Transição Agroecológico do Estado de SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

No último dia 07 de junho, durante a Bio Brazil Fair - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina, realizada no Parque Ibirapuera, na capital paulista, produtores de São Roque assinaram o Protocolo de Intenção de Transição Agroecológica e Produção Orgânica, das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente (SMA) e de Agricultura e Abastecimento (SAA), da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e do Instituto Kairós, que atesta a transição dos agricultores de sistemas convencionais para sistemas agroecológicos de produção.

A ideia do protocolo é estimular a adoção de práticas agrícolas sustentáveis por agricultores; promover o uso sustentável dos recursos naturais; e incrementar a produção, a oferta e o consumo de alimentos saudáveis.

Isso significa que, a partir daí os agricultores estarão no caminho para se tornarem orgânicos e que poderão fornecer alimentos saudáveis a iniciativas que incentivam esse tipo de produção.

O grupo é resultado do Projeto São Roque Orgânico que teve início no primeiro curso de Introdução ao cultivo Orgânico realizado no mês de maio no auditório da UPD AE – Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica de São Roque. “A partir do curso, formamos um grupo de interessados na forma de cultivo orgânico e foi dado o primeiro passo para a formalização do primeiro grupo de agricultores certificados de São Roque” comenta Leodir Ribeiro da Divisão de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de São Roque.

Para Ribeiro com o Protocolo o agricultor terá mudanças significativas no seu dia a dia, como o acesso a tecnologias, parcerias nos negócios, mas principalmente a assistência técnica na sua produção, incentivando o lado empreendedor e promovendo a alimentação saudável e a proteção ao meio ambiente.

"A agricultura em harmonia com o meio ambiente, o apoio ao pequeno agricultor e à agricultura familiar e a qualidade, segurança e saudabilidade dos alimentos são os eixos estratégicos que movem a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo", segundo o Dr. Tivelli, Chefe da UPD AE.