19/3/2015 - São Roque - SP

São Roque reforça equipe no combate a Dengue e mega operação será dia 28

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

O departamento de Saúde de São Roque e a Vigilância Epidemiológica do município confirmaram, na última atualização, 108 casos de dengue. Na semana passada eram 92 casos. Desse total, 6 pessoas pegaram a doença em janeiro, 43 em fevereiro e outras 59 em março, até a última atualização. De acordo com o setor, os casos cresceram rapidamente nestes 15 dias e a situação em Sorocaba, que passa dos 22 mil casos, tem influência direta em São Roque e em demais municípios.

É necessário ressaltar, a alta frequência de pacientes com suspeita da doença que não retornam ou se recusam ao seguimento investigativo (cerca de 25%), dificultando portanto, o processo de Vigilância Epidemiológica de identificar o individuo com a doença. O setor também informou que não houve óbito até o momento.

Para reforçar as ações efetuadas, a Prefeitura contratou novos agentes para a equipe do Serviço de Controle de Zoonoses. Com mais profissionais, o alcance dos trabalhos será ainda maior. O Prefeito Daniel de Oliveira Costa, recebeu o reforço da equipe e mostrou o quanto a cidade vem investindo neste setor.

TODOS OS BAIRROS DE SÃO ROQUE SERÃO VISTORIADOS DIA 28:

O departamento de Saúde do município informa que a cidade inteira passará por uma mega operação no dia 28 de março. De acordo com o diretor de Saúde, Dr. Sandro Rizzi, todos os bairros serão vistoriados de casa em casa. Ainda segundo o médico, a mega operação contará com mais de 300 pessoas. “Quero deixar bem claro a todos os munícipes para que abram suas residências nesse dia, nós vamos estar em todos os bairros ao mesmo tempo. Se possível, não saiam de casa, não viajem e se saírem, deixem alguém para receber nossa equipe. Convoco que façam mais, ajudem e apoiem, tudo isso é imprescindível nesse momento”, explica.

A operação receberá o reforço de agentes comunitários de saúde, alunos de escolas de enfermagem e de funcionários públicos de diversos setores da Prefeitura. Para o trabalho, ainda nessa semana, todas as 300 pessoas passaram por um curso na Brasital. Eles são treinados em noções básicas de como encontrar e eliminar larvas e mosquitos transmissores da dengue. Também receberam noções para orientações básicas a população. “Peço também a ajuda dos veículos de comunicação que ajudem para que essa informação possa chegar a todas as residências possíveis para que nesse dia as pessoas possam receber as equipes para eliminar os mosquitos”, destaca o médico.

Hoje São Roque está em alerta e o único meio deter o avanço da doença e eliminar urgente o mosquito, informa a Vigilância Epidemiológica.

Confira os bairros afetados e que serão visitados:

Cambará, Campininha, Centro, Esplanada Mendes, Gabriel Piza, Goianã, Jardim Bandeirantes, Jardim Boa Vista, Jardim Brasil, Jardim das Flores, Jardim Flórida, Jardim Mosteiro, Jardim Renê, Jardim São José, Jardim Suiça, Jardim Tanzi, Jardim Villaça, Junqueira, Maylasky, Parque Aliança, Santa Isabel, Santo Antônio, São João Novo, Sorocamirim, Vila Aguiar, Vila Amaral, Vila Irene, Vila Nova, Vila Santa Rosália, Vila São Rafael, Vinhedos e Volta Grande.