Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

20/2/2017 - São Roque - SP

Inauguração do novo espaço do projeto despertar amplia o atendimento de educação inclusiva




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Além do Despertar, mais duas escolas readequadas foram entregues nesta semana

Dando prosseguimento à reestruturação da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Araçariguama inaugurou na última segunda-feira, 13, a nova escola do projeto Despertar, localizada na Rua Bom Pastor, S/N, no prédio onde funcionava uma antiga clínica no Vale da Bênção.

Estiveram presentes à cerimônia a prefeita Lili Aymar, o presidente da Câmara Municipal, vereador Bahia Cabeleireiro, os vereadores Baixinho do Esporte, Fábio Aymar, Judivan Figueiredo, Jaime da Auto Escola e Tilápia, secretário de Educação Michel Vicentine, secretária de Assistência Social Jamile Castro, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Liwia Medeiro Gabriele, a diretora de projetos especiais do Vale da Bênção, Débora Fahur, bem como as diretoras e profissionais que atuarão no projeto. Dois alunos, acompanhados de suas mães, presentearam a prefeita Lili Aymar com peça artesanal feita pelos alunos do Despertar.

Projeto de atendimento, acolhimento e educação às crianças, adolescentes e adultos com deficiência, o Despertar é realizado em parceria pelas Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade. Sua ação é focada na busca da promoção de produtos sociais em comum, onde todos os setores compartilham suas especialidades em favor das pessoas assistidas pelo projeto, com oficinas profissionalizantes, oficinas terapêuticas, atendimento de saúde e atendimento social.

Atualmente cerca de 30 pessoas são assistidas e, com a inauguração do novo espaço, esse número pode chegar até 100, inclusive pessoas com deficiência fora da faixa etária escolar (dos 03 aos 17 anos), oferecendo ações que irão impulsioná-las em uma vida com a maior autonomia possível, dentro da realidade de cada um.

O Despertar é o Centro de Referência de Educação Inclusiva da cidade, desenvolvendo projetos e atuando diretamente na formação de professores, atendimento e formação continuada dos familiares, para que haja uma plena inclusão como pede a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva.

Inclusão também ocorre nas escolas municipais

Além do espaço do projeto Despertar, a Rede Municipal de Ensino atende mais 89 crianças e adolescentes com deficiência, que frequentam a escola comum no turno regular e, no contra turno, o AEE – Atendimento Educacional Especializado, com professores especialistas em deficiência física, sensorial e intelectual. No período de aula regular eles têm o acompanhamento de uma auxiliar. A Secretaria de Educação está realizando o processo seletivo para finalizar a contratação dessas auxiliares.

Mais duas escolas readequadas

No mesmo dia, a Prefeitura de Araçariguama entregou à população a readequação de mais duas escolas: a E.M.E.F. “Prof.ª Thereza de Campos Castro”, no bairro Terra Baixa, e a E.M.E.F. “Antonieta Chaves Cintra Gordinho, no bairro Cintra Gordinho”.  As unidades receberam manutenção elétrica, hidráulica, troca de portas, ferragens, substituição de vidros quebrados nas janelas, reforma de lousas, serviço de jardinagem e nova pintura. Na escola da Terra Baixa foram construídos um novo estacionamento para os professores e funcionários, bem como a nova entrada da secretaria. Juntas, as unidades atendem mais de 1.300 alunos do Ensino Fundamental de nossa cidade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.