Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

19/8/2016 - São Roque - SP

Instituto Federal de São Roque completa 8 anos




da assessoria de imprensa 

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque (IFSP/SRQ - rodovia Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial) completa 8 anos de existência. Inaugurado em agosto de 2008 (autorização em 08/08/2008), a instituição vem contribuindo com a formação gratuita e de qualidade de milhares de estudantes.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são autarquias federais de ensino. Criados em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, são reconhecidos pela sociedade brasileira por sua excelência no ensino público gratuito e de qualidade.

Em dezembro de 2008, quando ganharam relevância de universidade, os Institutos Federais passaram a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de Licenciatura. Complementarmente, podem oferecer cursos de formação inicial e continuada, bacharelado, pós-graduação e cursos técnicos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, o IFSP, é organizado em estrutura multicampi e possui, atualmente, aproximadamente 24 mil alunos matriculados em quase 40 campus.

Projetada para ser uma escola federal com ênfase na área agrícola, o campus São Roque do Instituto Federal iniciou suas atividades com os cursos técnicos de Agronegócio e Agroindústria. Com o crescimento e consolidação da instituição, novos cursos foram demandados pela região. Dessa forma, inicia-se, em 2010, as aulas de Licenciatura em Ciências Biológicas, hoje um dos melhores cursos do país com a nota máxima do Ministério da Educação (MEC).

Logo após, dois outros cursos superiores foram abertos, o de Tecnólogo em Gestão Ambiental e Tecnólogo em Viticultura e Enologia. Mais recentemente, a instituição passou a oferecer o Bacharelado em Administração e os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração e Alimentos.

Além de desenvolver ensino gratuito e de qualidade, o campus São Roque destaca-se pelas atividades acadêmicas e projetos de extensão. No mês de outubro realiza, normalmente, a sua semana científica denominada Jornada de Produção Científica e Tecnológica. Nesse evento, mais de 70 trabalhos são apresentados todos os anos.

As palestras realizadas no campus têm atraído o interesse de diversas pessoas. Passaram pelo auditório da instituição estudiosos como o professor especialista em educação profissional Gaudência Frigotto (UERJ), o professor da Faculdade de Economia e Administração, Hamilton Luiz Corrêa (USP), a ex-deputada Iara Bernardi, o professor especialista em educação ambiental Marcos Antonio dos Santos Reigota (UNISO), o professor e autor de livros de matemática Nilton José Machado (USP), o educador português José Pacheco (Escola da Ponte), o deputado estadual Carlos Giannazi, etc.

Diversos cursos de extensão foram e são realizados na cidade de São Roque e região, como por exemplo, o projeto Ciência in Roque (desenvolve atividades na área de Ciências para os estudantes da Educação Básica), francês instrumental, curso pré-vestibulinho (prepara os estudantes do 9º ano para os diferentes exames), educação ambiental na Mata da Câmara, ecoturismo na Brasital (visita monitora naquele recinto), canto coral e diversos outros cursos e projetos.

Portanto, o Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque tornou-se, em um curto período, uma alternativa real para os moradores de São Roque e região que pretendem obter uma formação de qualidade (de nível médio ou superior) e pública sem ter que sair de seu entorno. Dessa forma, cumpre uma de suas principais funções: ensino público, gratuito e de qualidade.

 

Prof. Dr. Ricardo Coelho dos Santos, diretor do IFSP, campus São Roque

Prof. Dr. Rogério de Souza, professor do IFSP, campus São Roque

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.