Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

29/6/2015 - São Roque - SP

Mairinque está a caminho de zerar a fila de espera nas creches municipais




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Na manhã desta segunda-feira, 22 de junho, a Secretaria Municipal de Educação de Mairinque comunicou ao prefeito Binho Merguizo que não existe mais fila de espera para vagas em creches na região central da cidade. “Trabalhamos muito para cumprir essa meta, mas chegamos lá. Essa conquista é fruto de vontade política, planejamento e muito empenho dos servidores, o prefeito Binho está de parabéns”, comemora Michele Palma, secretária municipal de Educação, que lembra que “muitas crianças inscritas, ainda nem nasceram”, pois as futuras mães de Mairinque têm o hábito de fazer inscrição, antes mesmo do nascimento dos seus filhos.

Ao receber a notícia, Binho se emocionou, lembrando que assumiu a Prefeitura com um déficit de oitocentas vagas nas creches municipais. “Ano a ano esse número foi caindo até a fila de espera ficar zerada. Para conseguir isso, reorganizamos os espaços existentes, reaproveitamos áreas inutilizadas, reformamos e construímos algumas salas. Utilizando a verba pública com transparência e planejamento, os resultados não demoram a aparecer”, explica Binho Merguizo.

Investimento em educação

Além da revitalização de espaços ociosos ou mal aproveitados, segundo o prefeito, o investimento em obras tem feito a diferença na melhoria da qualidade na área da educação. Ele relata que a ampliação da creche que faz parte da Escola Municipal Rita de Cássia de Mello, entregue em setembro do ano passado, no bairro Concremix, região de Dona Catarina, criou quarenta novas vagas.

“Era uma casa pequena que funcionava em condições precárias no Concremix. Alugamos um novo e amplo imóvel, com cômodos grandes e arejados, cozinha e banheiros novos, e infraestrutura necessária para o bom atendimento dos alunos. Além disso, ampliamos o número de funcionários, mobiliamos, para que o estabelecimento funcione dentro dos padrões, com segurança para as crianças e comodidade para os pais”, relata.

Binho informa, também, que no primeiro ano do seu mandato inaugurou a Creche da Escola Municipal Jovelino dos Santos, na Vila Sorocabana, que passou a oferecer oitenta novas vagas a crianças de seis meses a três anos de idade.

Outras sessenta vagas foram criadas com a reabertura da creche na EM Benedita Bretas Cruz, no Jardim Cruzeiro. “Já iniciamos o processo de licitação para as obras de cobertura de uma área ociosa na Benedita Bretas que disponibilizará 120 novas vagas de creche para atender toda aquela região”, anuncia Binho Merguizo.

Com sessenta crianças na espera por vagas em creche, a região do Granada espera zerar essa fila ainda este ano, com a inauguração da Escola Municipal Emília Miranda Borges Pereira, que está sendo construída na área onde funcionava o antigo Clube Cenaturis, na entrada do Bairro Granada. O prédio onde hoje funciona a Emília Borges, na Rua Horácio Manley Lane, será transformado em uma creche com capacidade para atender sessenta crianças.

Mamadeira e cinco refeições

A secretária Michele Palma lembra que as conquistas na educação vão além da redução da fila de espera nas creches. “Na administração Binho Merguizo criamos o modelo da Creche Educadora no contexto diário da escola. Ali o aluno conta com o professor de Educação Infantil para fazer a estimulação precoce e o atendimento pedagógico”, diz a secretária.

Michele complementa que a criança matriculada nas creches em Mairinque dispõe de cinco refeições no período em que permanece na instituição. Conforme explica, o aluno tem direito ao café da manhã, suco natural, almoço, café da tarde e janta. “Importante lembrar que essas refeições são elaboradas por nutricionistas. Além disso - explica Michele - os bebês de seis meses a um ano e onze meses têm direito a mais duas mamadeiras”.

Qualidade de vida

Alan Ribeiro e sua esposa Fabiana Lima Pereira, trabalham fora como marceneiros,  moram no Bairro Sebandilha e tem dois filhos, Davi Lucas, de 2 anos e Yan Miguel, de seis meses. Os dois estão matriculados na Creche Eva Xavier, no Jardim Cruzeiro. “Assim que o Yan fez seis meses de idade, depois de uma semana recebi uma ligação da creche para que eu levasse o menino para fazer a matrícula. É uma tranquilidade, o pessoal da creche está de parabéns”, festeja a mãe Fabiana.

Relato semelhante foi feito pelo casal Joélcio de Castro Santos e Lucimara Regina dos Santos, residentes no Jardim Flora. O casou mudou-se para Mairinque há três meses e a filha Gabriela Cristina, de 2 anos, já está matriculada na Eva Xavier. “Quando chegamos fiz a inscrição da Gabriela e depois de duas semanas ela foi chamada. Não esperava que fosse tão rápido, só temos a agradecer”, diz Lucimara.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.