Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

25/5/2010 - São Roque - SP

Festa de São Sebastião começa sábado em Ibiúna com show de Edson, ex parceiro de Hudson




da Assessoria

A 91º Festa de São Sebastião e do Divino Espírito Santo começará dia 29, sábado, com o cantor Edson, na turnê “Edson e você”; já no dia 30, domingo, será a vez das duplas Emílio e Eduardo e Bill e Breno.

Finalizando a programação, haverá show com Gian e Giovani, no dia 31.

Todas as apresentações ocorrerão a partir das 22h, na Área de Lazer. Os camarotes estão a venda na Prefeitura; haverá arquibancada no local, para ter acesso será necessário levar um quilo de alimento não perecível, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade.

Vale destacar que a Festa de São Sebastião atrai milhares de turistas para Ibiúna, aquecendo o comércio local.

Para se ter uma idéia, somente em 2009, foi estipulado que mais de 30 mil pessoas compareceram no primeiro dia de evento.

Além dos shows na Área de Lazer, haverá apresentações de bandas regionais na Praça da Matriz, após as missas, confira: dia 29 Fernando Fabri e, em seguida, Trio PMV; dia 30 Serginho e Regina, abre o evento, que será encerrado pelos Irmãos Coragem; dia 31 Marlei Oliveira e Banda agita a galera, seguida por Miza e Giovane.

A Festa de São Sebastião conta, também, com missas, novena e procissões. A mais aguardada por todos acontece no dia 29, quando o santo chega ao centro da cidade – previsto para passar às 17h na Av. São Sebastião. De lá seguem para missa na Praça da Matriz, com D. Ercílio Turco.

A infraestrutura do evento contará, também, com banheiros químicos, praça de alimentação e parque de diversão.

 

Procissão dos Lavradores acontece neste domingo

Neste domingo, dia 23, será a missa e procissão dos Lavradores. O evento acontecerá às 8h, no Coreto da Av. São Sebastião. Após, haverá feirão com os produtos levados pelos agricultores. A programação religiosa conta, também, com a novena que iniciou dia 20 e segue até o dia 28 – neste dia (28), às 19h, haverá missa na matriz e procissão luminosa rumo ao sertão; dia 29, às 6h30, ocorrerá missa no sertão e, às 17h, a chegada do santo na Av. São Sebastião. Em seguida haverá missa na Praça da Matriz com D. Ercílio Turco. Já no dia 30, às 10h, acontecerá a missa dos Festeirinhos na Matriz e, às 18h, procissão do Divino Espírito Santo com o Mons. Claudemir José dos Santos; dia 31, às 18h, procissão de São Sebastião e do Divino Espírito Santo, após missa na Praça da Matriz. Encerrando a programação, dia 1º de junho, às 7h, será a despedida do santo na igreja Matriz e, às 17h, missa de chegada do santo no sertão.

 

Apoio aos romeiros

Pensando no bem estar dos fiéis que seguirão o percurso a pé, bem como aqueles que estarão com cavalos, a Prefeitura de Ibiúna solicitou apoio a Polícia Militar e a Guarda Municipal, além de ambulância e veterinário para eventual socorro que pode vir a ocorrer durante o percurso. As escolas que estão na rota dos romeiros permanecerão abertas quando os fiéis passarem, para oferecer suporte a eles.

 

Horário especial de ônibus

A Viação Cidade de Ibiúna programou um horário especial de ônibus para a festa de São Sebastião. A saída será na rodoviária, às 24h ou após o término dos shows principais, para os seguintes bairros: Verava, Recreio/Gatos, Lageadinho, Veravinha, Murundu, Vargem do Salto, Lageado, Paruru, Km 54, Piratuba, Areia Vermelha, Colégio e Campo Verde.

 

Histórico da festa

A festa de São Sebastião acontece porque há muitos anos um cavaleiro fez uma promessa ao santo para que ninguém em Ibiúna fosse contaminado pela gripe espanhola, caso isso acontecesse o fiel percorreria cerca de 30 quilômetros, levando a imagem de São Sebastião da gruta até a igreja matriz, no centro da cidade. A promessa foi cumprida e com o passar dos anos mais e mais devotos percorrem o mesmo caminho, seja a pé, de carro ou moto, a cavalo, ou mesmo de bicicleta, em gratidão a graça recebida.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.