Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

3/7/2012 - São Roque - SP

Ibiúna - Escolas municipais participam do projeto “Comunicação e Cidadania”




da assessoria de imprensa da prefeitura de Ibiúna

As escolas municipais “Criança Feliz” e “Pequeno Aprendiz”, tem desenvolvido com os alunos do 1º ano do ensino fundamental o projeto “Comunicação e Cidadania”, onde aulas teóricas e dinâmicas dão ênfase a um assunto bastante discutido nos últimos tempos: a Inclusão Social.

De acordo com os professores e coordenadores responsáveis pelo projeto, um dos principais objetivos é mostrar para os alunos a importância do assunto. “Tentamos fazer com que eles vejam o problema de forma mais natural, vivenciando juntos as dificuldades. Através das dinâmicas eles podem sentir, ao menos por alguns momentos, como os colegas que possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade, se sentem”, disse a coordenadora pedagógica do projeto.

Em uma das atividades desenvolvidas pelos professores, aparelhos como muletas, cadeira de rodas e andador foram utilizados pelos alunos, que após o uso descreviam a sensação de utilizá-los. “É ruim, dá medo de escorregar”, “não consigo correr” e “dependo que outra pessoa me ajude a pegar objetos”, foram alguns dos comentários dos alunos. Apesar de a vivência mostrar também o lado negativo aos alunos, os professores explicam que os aparelhos são instrumentos de extrema importância na vida dos que possuem algum tipo de deficiência, os auxiliando a desenvolver atividades simples como caminhar, brincar e estudar.

Apresentação em Libras

Para complementar o projeto, as E.M. “Criança Feliz” e “Pequeno Aprendiz”  receberam a visita dos alunos do 5º Ano das E.M. “Bairro Morro Grande” e “Bairro Sará-Sará”, acompanhados das coordenadoras, professoras e intérpretes. Os alunos apresentaram músicas infantis através de Libras (Língua Brasileira de Sinais), emocionando a todos.

“Eles ficaram tão empolgados com a visita, que até tentaram imitar os movimentos feitos pelos intérpretes e isso nos dá muita alegria. A partir do momento que os alunos conseguem ver a dificuldade e de alguma forma, do jeito deles mesmo, passam por cima dela, concluímos que estamos no caminho certo”, disse a coordenadora pedagógica.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.