Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

30/11/2015 - São Roque - SP

Novembro Azul na Vila Barreto foca na prevenção do câncer de próstata




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A equipe de servidores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Barreto realizou na quinta-feira, 26, o Chá Novembro Azul, um evento voltado para a conscientização da prevenção do câncer de próstata, que contou com palestra, brindes e um café da manhã para todas os homens que estiverem presentes.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal, assunto que muitas vezes vira motivo de piadas entre alguns homens.

A médica Mariana Braga Falcão, que proferiu a palestra na Vila Barreto, ressaltou a importância do homem em quebrar esse preconceito e realizar o exame, pois atualmente, cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata ainda são diagnosticados em estágios avançados e estima-se que um a cada seis homens ainda terão câncer de próstata durante sua vida, e um a cada 34 ainda morrerá da doença.

“Apesar das estatísticas ainda não muito animadoras, sabe-se que nove a cada dez casos têm chances de cura, desde que diagnosticada precocemente, o que reforça ainda mais a importância da prevenção precoce desta doença, assim como é com o câncer de mama para as mulheres”, afirmou a médica.

Os presentes também foram orientados quanto aos fatores de risco que aumentam os casos de câncer de próstata como idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos), histórico familiar, raça (maior incidência entre os negros), alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e obesidade.

Além dos fatores também foram orientados quanto aos principais sintomas como vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes no corpo.

Após a palestra, todos os homens presentes foram contemplados com brindes e para finalizar elas foram contempladas com um maravilhoso café da manhã feito pela equipe do ESF. “Parabenizo os servidores do ESF da Vila Barreto, que são pró-ativos e realizam trabalhos de conscientização para a população, como eventos desse porte, pois quem mais ganha com isso é a população”, afirmou a Secretária de Saúde Vanessa Paulino.

Dados

O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer entre os homens. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) prevêem para o ano de 2015 o diagnóstico de 1,2 milhão de novos casos e mais de 300 mil óbitos no mundo pela doença, o que corresponde a aumento em relação ao ano de 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente.  No Brasil, a mesma instituição prevê 79.882 novos casos e 18.850 óbitos no mesmo período, o que significa que ainda quase 25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido à doença.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.