Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

31/7/2015 - São Roque - SP

PEQ celebra formatura em Araçariguama




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

“Temos que aproveitar as oportunidades. Senão o tempo passa e a gente fica pra trás”. As palavras de Fabiano Penha, aluno do Programa Estadual de Qualificação (PEQ) em Araçariguama traduziram o sentimento de todos os formandos presentes na cerimônia de formatura dos cursos de Solda e Técnicas de Venda.

A celebração contou com a presença de todos os alunos, que passaram três meses recebendo conhecimentos específicos, gerais e práticos sobre os cursos escolhidos, do secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, do prefeito local, Roque Hoffman, da primeira-dama, Vanilse Freitas, da secretária municipal de Indústria, Comércio e Relações do Trabalho, Iriana Rodrigues da Silva (Nina), do diretor regional da SERT, Sandoval Fernandes, do vereador Rodrigo Veterinário, entre outras autoridades locais.

Fabiano, emocionado, falou um pouco das dificuldades encontradas para conseguir o curso. “Trabalho a três anos numa metalúrgica como meio oficial de solda. Exigiram que eu fizesse um curso, mas estava muito caro, por volta de R$ 3 mil”, explicou. “Só tenho que agradecer ao PEQ pela oportunidade e confiança que deu à cidade.”

O secretário Zé Luiz ressaltou a importância se estar sempre qualificado. “Hoje todos têm celulares. Mas há dez anos, era muito difícil ver alguém que tivesse o aparelho. Da mesma forma, as tecnologias mudam com o tempo e temos que ter pleno conhecimento delas”, disse. Zé Luiz ainda motivou os alunos. “A tecnologia que existe no Japão é a mesma que a do Brasil. O que muda é o homem e sua capacidade de lidar com ela. Portanto, é importante que vocês se dediquem no que fazem.”

“Estamos lutando para que a parceria com o Estado seja ampliada e que o município receba mais cursos como estes”, afirmou o prefeito Roque Hoffmann, com o compromisso de bons resultados. “Se vierem dez cursos para esta cidade, não tenho dúvidas que serão dez salas cheias de pessoas qualificadas”.

Contagiada pela alegria apresentada pelos formandos, Iriana os parabenizou. “Vocês são nota dez! Mil! Tenho certeza que os ensinamentos que vocês conseguiram aqui serão extremamente importantes para a vida profissional e para uma melhor qualidade de vida.”

Lançado no dia 23 de junho de 2008, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

O programa – que é gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) – beneficiou mais de 19 mil pessoas em 2014.

O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.