Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

15/12/2014 - São Roque - SP

Prefeitura é contemplada pela Agrostahl com terreno que abriga a Casa da Criança




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A partir de agora, a Casa da Criança de Mairinque passa a ser denominada “Programa de Proteção da Criança e do Adolescente – Casa da Criança Arganauto Ortolani”. A oficialização do novo nome ocorreu na manhã desta quinta-feira, 11 de dezembro, quando uma área de quatro mil metros quadrados localizada na Avenida Major Saldanha, no Bairro Noiva Mairinque, foi doada à Prefeitura de Mairinque pelo empresário João Augusto P.C. MacDowell, diretor presidente da  Agrostahal S/A Indústria Comércio.

A assinatura do documento de doação ocorreu nas dependências da Agrostahl, no Distrito Industrial de Mairinque, com as presenças do prefeito Binho Merguizo, da primeira dama Elza Barcelos Merguizo, do secretário municipal de Governo, Roberto Gemente e de João Augusto MacDowell. O ato foi acompanhado pelo escrevente do Cartório de Mairinque, Leandro Viani Queiroz.

Ao tomar conhecimento do interesse do prefeito Binho Merguizo em tornar público o imóvel pertencente à Agrostahl, o empresário MacDowell propôs uma única condição para a doação do imóvel, sem nenhum ônus para os cofres públicos: a Casa da Criança, instalada naquela área, passaria a ter o nome do ex-prefeito de Mairinque, Arganauto Ortolani (1923-1992).

 

Amizade e gratidão

MacDowell tornou-se amigo de Arganauto em 1973, quando foi contemplado com o terreno às margens da Rodovia Raposo Tavares onde, nove anos depois, começaria a funcionar a Agrostahl. Um dos grandes trabalhos do ex-prefeito, no seu segundo mandato (1969/1972), foi a criação do Distrito Industrial de Mairinque, por meio da Lei nº 388/1969. Além de oferecer incentivos à instalação de indústrias no Município, a Lei colocava como condição de doação, a preservação do meio ambiente.

Passados 45 anos, ao devolver o imóvel à Prefeitura nesta quinta-feira, MacDowell emocionou-se com a presença na solenidade do professor Enrico Lippi Ortolani, filho de seu amigo Arganauto. Enrico é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP).

“Tive o privilégio de conhecer Arganauto Ortolani, tornei-me amigo dele e pude acompanhar as ações desse político que trabalhava com os olhos voltados para o futuro. Estou falando de um político íntegro, competente e que trabalhou abnegadamente para a construção de uma cidade humana e progressista”, colocou o empresário ao justificar seu gesto de gratidão.

Enrico, por sua vez, emocionado com a homenagem, lembrou das diversas medidas tomadas por seu pai nos dois mandatos como prefeito e também como vereador do município. “Para escolher a área para o Distrito Industrial, aqui onde estamos agora, meu pai teve o cuidado de solicitar um estudo para saber a direção dos ventos, de modo que a poluição não chegasse à cidade”, colocou Enrico.

 

Para Binho Merguizo, Arganauto enxergava além do seu tempo

Binho Merguizo, antes da assinatura do termo de doação, enalteceu a iniciativa altruísta de João Augusto P.C. MacDowell e agradeceu a presença de Enrico Lippi Ortolani. Nas palavras de Binho, além de ser o primeiro prefeito de Mairinque, Arganauto foi um visionário, no sentido de que enxergava além de seu tempo. Essa homenagem – frisou o prefeito - é mais do que justa, é um reconhecimento por tudo o que o que esse homem fez por nossa cidade”.

Conforme esclareceu o prefeito Binho, agora na condição de proprietária do imóvel a Prefeitura terá condições legais de promover as devidas reformas para ampliar e adequar o prédio às reais necessidades da Casa da Criança. “A partir de agora, teremos como formalizar convênios, captar recursos para atender as demandas dessa unidade e atender às exigências da legislação”.

 

A Casa da Criança

O Programa de Proteção da Criança e do Adolescente – Casa da Criança foi criado em 2003 com a cessão à Prefeitura do terreno da Agrostahl na Avenida Major Saldanha. Para administrar a unidade, a Município fez um convênio com a Obra Social Municipal (Osomu), que permitiu o repasse de verbas para a manutenção dos serviços.

“Até agora estivemos impossibilitados de buscar recursos externos para aplicar nas obras de reforma e ampliação. Esse problema acabou. O imóvel, agora, pertence à população de Mairinque e as perspectivas de tempos melhores para a Casa da Criança são promissoras. Mairinque foi a grande beneficiada com essa mudança”, comemorou Binho Merguizo.

 

Biografia de Arganauto Ortolani

Arganauto Ortolani nasceu em 13 de fevereiro de 1923, no Município de Capivari-SP, filho de Rômulo Ortolani e Lucrécia Porrelli Ortolani. Passou a infância no Bairro Mombuca, hoje Município do mesmo nome, onde cursou o Grupo Escolar. Ingressou na

Estrada de Ferro Sorocabana e em 1944 foi transferido para a Estação de Moreiras, na qualidade de telegrafista, razão pela qual passou a frequentar a então Vila de Mairinque.

Integrou o Grupo de Teatro Talma, dirigido por Giuseppe Bertolini. Foi músico da Corporação Musical União Mairinquense, em que também ocupou diversos cargos diretivos. Participou de diversas diretorias da Sociedade Recreativa Mairinque (SEM) e fundou seu Departamento Cultural, quando instalou a Biblioteca “Dr. Ruy da Costa Rodrigues”.

Fundou, ao lado de quatro amigos, o “Mayrink Jornal”, que circulou entre maio de 1949 e outubro de 1953, com 95 números editados. Também atuou como secretário da Comissão de Reforma da Igreja Matriz de São José, nos anos de 1958 a 1961. Ainda presidiu  e secretariou a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mairinque, da qual foi fundador, em 1951, ao lado de Synésio Martins. É sócio-fundador da Beneficência Hospitalar de Mairinque e sócio-fundador do Rotary Club de Mairinque e seu presidente em 1976 e 1977.

No ano de 1949 casou-se com Désa Lippi, união da qual nasceu o filho Enrico Lippi Ortolani. Em 1950, Arganauto Ortolani fez parte da Primeira Comissão de Emancipação de Mairinque, presidida por Victorino Villiotti. Enquanto Mairinque foi Distrito do Município de São Roque, Arganauto Ortolani foi vereador nos períodos de 1951 a 1954 e 1955 a 1959. Assim, atuou como Secretário da Segunda Comissão de Emancipação de Mairinque, sendo o responsável por toda a documentação apresentada em 1958 à Assembléia Legislativa de São Paulo, quando a emancipação do então Distrito de Mairinque foi aprovada.

Criado o Município de Mairinque, em 1958, as primeiras eleições municipais ocorreram somente em 14 de outubro de 1959, quando Arganauto Ortolani, contando com José Francisco dos Santos, o Zé Enfermeiro, como candidato a vice-prefeito, venceu o pleito e sagrou-se o primeiro prefeito eleito do Município de Mairinque.

Entre as medidas de maior destaque durante seu mandato como prefeito, de 1959 a 1963, merecem destaque a transferência do serviço de água e esgoto da Estrada de Ferro Sorocabana para a Prefeitura, incluindo tratamento e cloração da água, aumento da adução e da capacidade de armazenamento; abertura de trinta quilômetros de estradas rurais e melhoramentos de 240 quilômetros de estradas já existentes; loteamento, aterramento e terraplanagem do “Arraial do Sapo”, posteriormente denominado Vila Sorocabana; projeto e aquisição de materiais para implantação de rede de esgoto em parte da Vila Sorocabana; ampliação da Escola Estadual do Marmeleiro; Construção do Cemitério de Alumínio; reforma do “Pontilhão Velho”; aquisição de veículos e máquinas; e a instalação de uma fábrica de guias e tubos de concreto.

Em 1968 retornou à chefia do Poder Executivo. No início de sua segunda gestão, dedicou-se ao abastecimento de água no Município. Também propôs ao Governo do Estado a aquisição do Horto Florestal pelo Município, o que acabou sendo concretizado apenas na administração municipal de seu sucessor.

No âmbito educacional, conseguiu a criação do Curso Colegial na Escola Estadual “Altina Júlia de Oliveira” e a construção da Escola de Primeiro Grau da Vila Pedágio e do Ginásio de Alumínio, em que também foi implantado o curso colegial.

O grande trabalho de Arganauto, no segundo mandato, foi a criação do Distrito Industrial. Mairinque também deve a Arganauto Ortolani a Festa do Pêssego (Fepema), que teve sua primeira edição realizada no mandado do seu sucessor, João Chesine. Arganauto Ortolani foi Presidente da Comissão da Fepema nos anos de 1968, 1974, 1978 e 1980, promovendo vários melhoramentos para a estrutura e a realização do evento, como arborização, asfaltamento e construção do restaurante no recinto da Festa do Pêssego.

Entre os anos de 1971 e 1983 foi membro da Associação Paulista de Municípios, ocupando os cargos de 2º Tesoureiro, Tesoureiro Geral e Secretário Geral. Em agosto de 1972, durante o Congresso Nacional de Municípios, em Guarapari (ES), representou o Estado de São Paulo na Comissão Nacional de Planejamento.

Sua carreira profissional, na antiga Estrada de Ferro Sorocabana, posteriormente denominada Fepasa, foi encerrada ao completar 35 anos de serviço, em 30 de abril de 1975, na posição de  Secretário do Departamento da Via Permanente e Chefe do Escritório do Serviço Florestal.

Por toda a sua contribuição a Mairinque, foi agraciado com o título de Cidadão Mairinquense, em 1973 e com as medalhas “Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães”, em 1970; ”Marechal Cândido Rondon”, em 1972 e “José Bonifácio de Andrada e Silva”, em 1977. Arganauto Ortolani faleceu no dia 6 de novembro de 1992.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.