Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

29/8/2016 - São Roque - SP

Prefeitura e Obra Social entregam reforma da Casa da Criança




da assessoria de imprensa 

Iniciada em janeiro de 2015, a grande reforma por qual passou a Casa da Criança de Mairinque “Prefeito ArganautoOrtolani” trará todo o conforto necessário para atender até vinte menores de ambos os sexos, afastados do convívio familiar em razão de medida judicial.

O imóvel construído em uma área de quase quatro mil metros quadrados, doado à Prefeitura pela empresa Agrostahal S/A Indústria Comércio, em dezembro de 2014, contemplará área administrativa e técnica, área educacional e de recreação, refeitório, lavanderia com equipamento semi-industrial, quatro dormitórios separados por sexo e faixa etária com salas de TV, além de playground e campinho de futebol. Originalmente, o imóvel era um conjunto de oito residências construídas para atender os primeiros funcionários da empresa.

Em 1º de janeiro de 2013, a primeira-dama Elza Merguizo assumiu a presidência da Obra Social Municipal, entidade mantenedora da Casa da Criança, no mesmo dia em que o Prefeito Binho Merguizo também assumiu o seu mandato, data em que uma comitiva visitou o abrigo logo após a cerimonia de posse do prefeito eleito. Foi neste momento que as novas equipes puderam ter dimensão do problema que haviam encontrado.

A Casa da Criança contava com uma superlotação (com 33 menores), sendo que três deles haviam crescido no abrigo e já estavam assumindo a maioridade.

A primeira medida tomada por Elza Merguizo e pela equipe da Secretaria de Assistência Social foi estudar o histórico de cada menor para que os mesmos pudessem ser desabrigados. Nesta fase, lembra a primeira-dama, “buscamos incansavelmente parentes dos menores que pudessem assumir a guarda dos mesmos e, na impossibilidade, famílias para adotá-los”.

 

Trabalho incansável permite que menores ganhem novos lares

Duas histórias comovem aqueles que estiveram envolvidos neste trabalho. A descoberta de uma avó e tios de cinco crianças, no Estado de Goiás, que sequer sabiam da existência dos mesmos. Com acompanhamento da Vara da Infância e Conselho Tutelar de Mairinque, a avó foi trazida para o abrigo, onde permaneceu trinta dias no convívio dos netos. Após o período de adaptação, levou-os para sua terra natal.

Outro casal, que já havia adotado uma menina da Casa da Criança anos atrás foi localizado e informado que outras três irmãs mais novas da filha adotiva viviam no abrigo. Incialmente trouxeram a filha para conhecer as irmãs e após um período de convívio, as adotaram também.

Outro grande problema era a situação física do abrigo. A Prefeitura não poderia empregar recursos públicos na reforma de um imóvel que não lhe pertencia. A Obra Social não tinha certificações definitivas que lhe permitissem buscar recursos públicos para a reforma.

Enquanto Elza Merguizo organizava toda a documentação da entidade para captar recursos e já encomendava o projeto da reforma junto a Secretaria de Obras, o Prefeito Binho Merguizo procurou o empresário João Augusto MacDowell, presidente da Agrostahal com o objetivo de sensibilizá-lo a doar o imóvel para a Prefeitura.

 

Uma história de amizade faz Casa da Criança levar nome de ex-prefeito

MacDowell atendeu o pedido do prefeito, mas impôs duas justas condições para assinar a escritura de doação: o imóvel nunca poderia ser utilizado para outra finalidade que não um abrigo de menores e, ainda, a Casa da Criança deveria ser denominada “Prefeito ArganautoOrtolani”.

MacDowell tornou-se amigo de Arganauto em 1973, quando foi contemplado com o terreno às margens da Rodovia Raposo Tavares onde, nove anos depois, começaria a funcionar a Agrostahl. Um dos grandes trabalhos do ex-prefeito, no seu segundo mandato (1969/1972), foi a criação do Distrito Industrial de Mairinque, por meio da Lei nº 388/1969.

 

Uma solução caseira

Vencido o obstáculo da posse do imóvel, restava a dificuldade de captar recursos para a reforma da instituição. Foi então que Elza Merguizo, com o projeto na mão, começou a mobilizar todos que estavam a sua volta.

Os voluntários da Obra Social intensificaram os trabalhos na realização de eventos e bazares para arrecadar fundos. Comerciantes e empresários da cidade ajudaram nas mais diversas necessidades. A Prefeitura cedeu mão de obra e materiais básicos de construção e a Secretaria de Assistência Social foi atrás de recursos em outras esferas governamentais. A administração da reforma foi conduzida pessoalmente pela primeira-dama. “A conclusão desta reforma é a prova de que qualquer dificuldade pode ser vencida. Nosso trabalho foi artesanal, tijolo a tijolo e o resultado é simplesmente gratificante”, comemora Elza.

No seu entender, o projeto elaborado pela Prefeitura é uma obra de arte, pois oito casas independentes se transformaram em uma única casa com arquitetura harmoniosa, “muito diferente daquela casa toda emendada, cheia de degraus e com fiação elétrica a um passo de acontecer um incêndio”.

A entrega da reforma acontecerá dia 9 de setembro, às 16h, e será feita pela atual presidente da Obra Social Municipal, Juraci do Espirito Santo José e contará com a presença de autoridades locais e todos os envolvidos e colaboradores no processo de reforma e reestruturação da Casa da Criança.

 

Entenda o que é a Casa da Criança e seu objetivo

Em 2003, uma Lei Municipal autorizou a Prefeitura a celebrar convênio com a Obra Social Municipal com o objetivo de implantar o Programa de Proteção da Criança e do Adolescente de Mairinque, denominado “Casa da Criança”.

A Casa da Criança oferece um serviço de acolhimento provisório para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, afastados do convívio familiar por meio de medida Judicial, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

Classificado como Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, a prestação de serviços oferecida pela Casa da Criança, garante proteção integral aos seus abrigados e sua capacidade é de 20 usuários de ambos os sexos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.