Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

7/3/2016 - São Roque - SP

Prefeitura inaugura Escola “Emilia Borges” no Granada




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Construída com recursos integralmente municipais, a escola vai atender mais de 600 alunos

O Prefeito Binho Merguizo inaugurou nesta quinta-feira, dia 3, a Escola Municipal Emilia Borges, no bairro Granada. Mesmo com forte chuva, a população compareceu ao evento e com uma cerimônia marcada pela emoção a Professora Emilinha, como era carinhosamente conhecida, foi homenageada pelas autoridades. Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, alunos da Rede Municipal de Ensino, moradores do bairro, colaboradores e servidores.

 

Solenidade

A diretora da Escola Municipal Emília Borges, Gilmara Cabrini dos Santos, destacou o empenho de todos para que essa obra fosse concluída. “Só tenho que agradecer, tudo isso só foi possível por termos gestores como vocês. Convido toda a comunidade a conhecer nossa escola, que ficou linda para receber nossos alunos”, destacou.

Emocionada, a secretária da Educação, Michele Palma, enfatizou o empenho de toda a equipe. “Quando chegamos aqui, há três anos, havia uma construção de menos de um metro de parede levantada. Não deixamos de trabalhar nesta escola um só dia. Foram muitas dificuldades, tanto financeira, como até mesmo de planejamento, já que todos sabem a situação difícil na qual o prefeito assumiu a Prefeitura, mas tivemos honra, atitude e respeito por essa comunidade”, enfatizou.

A vereadora Déia parabenizou a equipe pelo empenho. “Nós pudemos acompanhar a construção desta escola e todos os problemas enfrentados para alcançar o objetivo. Agradeço o esforço de todos e os parabenizo por não terem desistido”, disse.

Binho Merguizo ressaltou o trabalho enfrentado pela administração. “A chuva veio em boa hora, veio para lavar a alma mesmo, porque só quem nos acompanhou nos últimos três anos, sabe as dificuldades que enfrentamos. A Escola Municipal “Emília Borges” foi construída com recursos municipais e hoje, quando entro aqui, entendo que esse deveria ser o padrão de todas as escolas do município. Nossos colaboradores trabalharam dia e noite para conseguir esse feito e é por isso que eu convido toda a comunidade para conhecer a escola e participar das atividades que serão oferecidas aqui”, destacou.

O prefeito falou, sobre os projetos futuros para a Educação no município. “Implantamos o método SESI gratuitamente nas escolas, ou seja, o ensino que as pessoas normalmente pagam nas escolas particulares aqui recebem de graça. Nós estamos investindo na Educação, porque ela é o futuro do nosso município, claro que entendemos que ainda há muitas coisas para melhorar, principalmente nos bairros mais afastados, mas eu acredito no progresso”, finalizou o prefeito.

Emília Borges

A professora Emília Miranda Borges Pereira foi uma das fundadoras da Obra Social Municipal de Mairinque, por volta de 1960. Começou lecionar aos 18 anos no bairro Moreiras, por volta de 1954. Ingressou como professora efetiva em Ibirarema, interior de São Paulo, mas logo foi designada para o bairro de Dona Catarina, já em Mairinque. De lá, veio para a escola Manoel Martins Villaça, onde exerceu sua profissão alfabetizando e ensinando até a sua aposentadoria. Conciliava o Villaça com outras escolas no período que tinha vago e após sua aposentadoria ainda lecionou em colégios particulares no município.

Emilinha até hoje é lembrada com muita admiração pelos munícipes e foi sua irmã, Jerônima Miranda Borges Totti, quem recebeu a homenagem em seu nome. “Minha irmã se dedicou a vida toda à família e a comunidade, então somos muito orgulhosos e agradecidos pelo reconhecimento. Sabemos que a luta para a construção da escola que leva o seu nome foi árdua, somos eternamente gratos a todos”, enfatizou.

Após a homenagem, o cantor Dennys Sthephano abrilhantou o evento com um show muito animado.

 

Saiba mais sobre a escola

Instalada em privilegiada área verde, próxima à Rodovia Raposo Tavares, onde funcionava o antigo Clube Cenaturis, na entrada do Bairro Granada, a nova instituição de ensino foi construída com recursos integralmente municipais. O Prefeito Binho Merguizo, que em agosto de 2013 retomou as obras paralisadas na administração anterior, com aproximadamente 10% iniciada, afirma que a conclusão desse empreendimento é um sonho que acalenta desde sua posse. “Essa conquista é fruto de obstinação e coragem, pois, ao mesmo tempo em que tocamos as obras, continuamos a pagar dívidas novas e herdadas sem descuidar da manutenção das demais demandas públicas. Afinal – frisa o prefeito – tudo foi feito com nossos próprios recursos”.

Michele Palma, secretária municipal de Educação que já lecionou no Bairro do Granada, conta que desde 2008 a comunidade local reivindica a construção da nova escola. Segundo ela, os alunos assistiam aula na EM Profª Benedita Camargo Valêncio, que há muito tempo não oferecia, inclusive, condições adequadas de trabalho para professores e funcionários.
“As instalações eram inadequadas e não havia espaço para acolher um número cada vez maior de alunos que aumentava a cada ano. Chegamos a dividir espaço com a Polícia Militar e o bom andamento das aulas dependia do sacrifício dos professores e corpo diretivo e administrativo”, relata a secretária.

A nova EM Emília Borges, com 2.068 metros quadrados de área construída, tem espaço para onze salas de aula, sala dos professores, cozinha, cantina, refeitório, laboratório, biblioteca, sala de informática, pátio e quadra. Construída dentro de padrões modernos, a instituição atende, prioritariamente, alunos dos bairros Granada, Vila Barreto, Monjolinho e Recanto dos Eucaliptos.

Segundo Michele, a escola está integrada ao Programa Mais Educação que se propõe a envolver os alunos em atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias e investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

“A localização da escola, em meio a área verde, é um incentivo para a instalação de um projeto de sustentabilidade para o aproveitamento da água e dos bens naturais. Nossa ideia é inserir os alunos dentro dessa proposta de preservação, de acordo com o Programa Mais Educação. Não só a região do Granada, mas toda a educação no município entra num novo patamar com a inauguração dessa escola”, assegura a secretária.

A antiga EM Emília Borges, que funciona na Rua Horácio Manley Lane, anexa à escola EM Profª Benedita Camargo Valêncio, no Granada, deverá ser transformada numa creche Municipal. Também poderá ser aproveitada como polo cultural e educacional, ou mesmo um espaço para atividades da EM Benedita Valêncio que, futuramente, passará a funcionar em período integral. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.