Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

26/2/2015 - São Roque - SP

Prefeitura inicia parceria com o SENAI visando criar a Formação Profissional




da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

Recentemente, o prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, esteve na sede do SENAI em Sorocaba, onde participou de uma importante reunião, visando ações que resultem no restauro dos símbolos do patrimônio histórico municipal.

O encontro, que contou com a presença de representantes do departamento de Cultura, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, foi conduzido pelo diretor do SENAI Sorocaba, Jocilei Oliveira. Após a apresentação dos prédios e localidades históricas que necessitam de intervenção, ficou acertado, que o município contratará o SENAI, por meio de uma assessoria educacional, que englobará o programa de formação profissional, e conscientização, da importância do acervo histórico cultural, como fonte promotora da indústria do turismo.

Nesta assessoria, está previsto também, a construção de um plano de Educação Patrimonial onde, por meio das atividades de Formação Profissional da Construção Civil & Restauro, será resgatado os ofícios tradicionais, trabalhando a necessidade de criação de infra-estrutura, que tem identificada como zona de carência, a ausência de mão de obra especializada na região, assim como no estado e país. “Este plano de Educação Patrimonial, por meio de Formação Profissional, mostrará que queremos zelar pela nossa história e cuidar do nosso patrimônio. O SENAI tem uma equipe fantástica e que com certeza somará e muito neste assunto. Formaremos turmas, que possibilitarão que nossos marcos históricos recebam a atenção necessária. Resgataremos uma mão de obra que se perdeu no tempo”, destacou o prefeito Daniel.

Já o diretor de Cultura e Turismo, Roque Gabriel Rodrigues, destaca o quanto São Roque esperou por este momento. “Digo sempre que às vezes uma telha quebrada que se troca é uma restauração que se evita. Entretanto, a atenção para os bens normalmente surge quando o estado de degradação é avançado, demandando o investimento de grandes somas. Outros problemas frequentes são as intervenções indevidas, a poluição visual e a falta de gestão e promoção desses bens. O tombamento é apenas o primeiro passo para a preservação. O bem tombado deve ser inserido em um programa permanente de conservação e promoção. Isso é fundamental, por exemplo, para induzir o turismo nas cidades. Portanto, um programa de Formação Profissional da Construção Civil & Restauro, que vem trazer estímulos possibilidades e alimentar nosso anseio de resgatar o acervo histórico cultural de São Roque pelas vias da Educação, é algo que fará marca de uma gestão ligada ao desenvolvimento, educação, cultura e o turismo. Parabéns prefeito Daniel pela visão e responsabilidade”, destacou.

O Professor Jocilei Oliveira, diretor do SENAI, enfatizou a notória vocação da instituição, para com a Educação Profissional, e afirmou a disposição de participar do processo de preservação do meio ambiente cultural de São Roque através de ações educacionais de conscientização e promoção do emprego e renda. Os próximos passos, serão acompanhados pelo Chefe da Divisão de Projetos da Prefeitura, Paulo Renato Mazzaro e pela Chefe da Divisão de Cursos Profissionalizantes, Juliana Bueno.                                       



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.