Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

24/11/2015 - São Roque - SP

Prefeitura inicia Processo Licitatório para obra de reforma do telhado e piso




da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

Na manhã de segunda-feira, 16, a Prefeitura da Estância Turística de São Roque, por meio do departamento de Planejamento, realizou um evento, divulgando o início do processo licitatório, da obra de reforma do piso e telhado dos Salões do Centro Cultural, Educacional e Turístico Brasital.

Ao longo do acontecimento, o Arquiteto Paulo Mazzaro, explicou para os presentes, como devem ocorrer os trabalhos no local, exibindo fotos, que comprovam o quanto este patrimônio sofre há anos pelo abandono e falta de atenção.

A mesa que coordenou os trabalhos, contou com a presença do Prefeito Daniel de Oliveira Costa, Primeira Dama Lenice, Vereador Mestre Kalunga, diretor de Cultura e Turismo, Roque Gabriel Rodrigues, Chefe de Gabinete, José Eduardo Charbel, representando neste ato todos os servidores municipais, além do Vereador Abner Segura de Mairinque e do secretário de Educação de Araçariguama João Borg, o que mostrou o respeito de toda região pela Brasital.

Ao utilizar a palavra, o Prefeito Daniel de Oliveira Costa, lembrou-se da luta, para que este patrimônio, que pertencia ao CDHU, fosse oficialmente doado a cidade, bem como destacou a importância desta obra para todos. "Em 2013, solicitei ao deputado Estadual Jorge Carujo, a intervenção dele junto ao CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, para que o município de São Roque fosse contemplado com a doação de todo terreno que compreende a Brasital. Com muita alegria, obtivemos esta conquista, e hoje, podemos dizer que finalmente, a Brasital é de todos os são-roquenses. Com isso em mãos, alteramos o nome do local para “Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital”, possibilitando com esse ato, que recursos oriundos do DADE – Departamento de Apoio as Estancias Turísticas, sejam utilizados, na importante obra de reforma do telhado e pisos, dos Salões, o que também colaborará com a revitalização da Biblioteca Municipal. É uma das obras mais importantes da história da cidade, pois até hoje, muito se falou e pouco se fez pelo local. Assumimos um compromisso, e com muito trabalho, começamos a torná-lo realidade", destacou.

A BRASITAL:

A Brasital foi construída em 1890, pelo Industrial Italiano Eurico Dell Acqua, para abrigar uma das primeiras Indústrias Têxtis do Brasil, sendo um dos prédios mais importantes do País.

Em 1919, a fábrica que levava o nome do seu fundador, passou a se chamar Brasital, uma fusão de palavras Brasil e Itália. No Conjunto arquitetônico de 9.600 m2 composto de galpões, eram produzidos tecidos de algodão, que além de serem comercializados no Brasil, também eram exportados.

Ao longo dos anos, a indústria chegou a empregar 80 % da mão-de-obra disponível no município, ganhando filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto onde também era Fabricado papel.

Com o passar do tempo, as atividades da Indústria foram diminuindo até que e 1970, a Brasital foi fechada definitivamente. Nos fins dos anos 80, a infraestrutura da Brasital passou a integrar o Patrimônio Público de São Roque. Em 1989, o local recebeu um novo nome, e passou a se chamar “Centro Cultural Brasital”.

Durante anos, a Brasital foi sede do departamento de Educação, porém hoje, abriga os departamentos de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico. Ainda no espaço pertencente à antiga tecelagem, são oferecidos importantes serviços, como o do Posto de Atendimento ao Trabalhador, Banco do Povo, Sala do Empreendedor, do Sebrae, entre outros.

Os galpões que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a Biblioteca, oficinas artísticas e profissionalizantes, sala de música e salões de eventos. Na parte cultural, a atual administração municipal, ampliou ações e projetos, que somados, atendem mais de 1500 jovens no local desde 2014, um fato inédito e histórico para São Roque.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.