Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

16/10/2014 - São Roque - SP

Salão de Artes Astrogilda Alvers Lippi será aberto ao público em 24 de outubro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Há 53 anos, em outubro de 1961, na sede do Clube Atlético Sorocabana de Mairinque (CASM), era realizado o 1º Salão de Artes Astrogilda Alvers Lippi, iniciativa que pintores e desenhistas como Mizael Vitório Garbim, Lélio Lippi e a própria Astrogilda criaram para mostrar a produção de artes plásticas na cidade.

 Às 19h do próximo dia 24, no CEMEC – Centro Municipal de Educação e Cultura, o Departamento Municipal de Cultura inaugura mais uma edição do Salão, a mais importante mostra de arte do município.

A criação do espaço para os artistas mairinquenses teve o apoio da Juventude Estudantil Católica (JEC) de Mairinque e do então prefeito Arganauto Ortolani. A inauguração do Salão também contou uma cerimônia religiosa conduzida pelo padre José Yao. No decorrer dos anos o Salão aconteceu no CASM, na SRM, no Salão da Obra Social e nas dependências da antiga Torrefação de Café.

Obras de cerca de vinte artistas mairinquenses estão inscritas para integrar a exposição. Mariana Cordeiro, diretora do Departamento Municipal de Cultura, explica que desta vez os trabalhos apenas ficarão expostos e não haverá competição entre os artistas.

“Essa mostra é excelente oportunidade das pessoas conhecerem o que o artista de Mairinque produz, assim como é interessante para o próprio artista difundir sua arte na cidade e região. Queremos que o evento sirva de incentivo à produção de arte entre os jovens”, coloca Mariana.

Além de telas de artistas mairinquenses atuais, obras imortalizadas por artistas de renome como Mizael Garbim, Astrogilda e seu marido Lélio Lippi, precursores do Salão, poderão ser apreciadas pelos visitantes.  

O Departamento de Cultura informa que a mostra se estende até o dia 7 de novembro. Em 1971, após a morte de Astrogilda, a mostra anual passa a se chamar Salão de Artes Astrogilda Alvers Lippi por força de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal.

Astrogilda

Astrogilda Alvers nasceu em Bauru no dia 7 de setembro de 1923. E janeiro de 1942 casou-se com Lélio Lippi e dessa união nasceram os filhos Ricardo, Adalbert, Ivaldo, Roberto, Lúcia e Valéria. Além de virtuose nas artes plásticas, Gilda, como era chamada, também foi uma das pioneiras na Obra Social Municipal. A artista faleceu em 20 de setembro de 1971.

Mizael

Mizael Vitório Garbim nasceu em São Roque em 3 de novembro de 1940. Em 1962 concluiu o curso Científico de Desenho Artístico e Publicitário pelo Instituto Nobel de Tecnologia, em São Paulo. Em 197 7, concluiu o curso de Educação Artística de Itu. Em Mairinque, como artista, Mizael teve a oportunidade de produzir obras de qualidade e transmitir sua arte a muitos alunos. Mizael faleceu em 1990.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.