Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

8/8/2016 - São Roque - SP

São Roque, cidade estudantil




 

Agosto chegou e as festas de São Roque atrairão, como é de costume, milhares de pessoas. Neste período, as qualidades da cidade serão ressaltadas, com destaque para a sua história, religiosidade, beleza natural, gastronomia e ligação com a produção, comércio de vinho e derivados da uva.

Diante disso, conclui-se, ligeiramente, que a chamada Terra do Vinho é uma cidade turística. No entanto, além das atrações que agradam e atraem visitantes, São Roque tem se destacado, nos últimos anos, por apresentar instituições de ensino públicas e privadas de qualidade e com propostas educacionais diversas.

                No âmbito privado, encontram-se instalados na cidade os principais sistemas de Ensino da Educação Básica, entre eles, o Objetivo, Anglo, COC, Poliedro, Positivo, etc., atraindo estudantes de classe média de São Roque e região.

Na esfera pública, além das escolas de Ensinos Infantil e Fundamental sob a responsabilidade do município e Ensino Médio sob a responsabilidade do governo estadual, a cidade apresenta alternativas para os estudantes concluintes do Ensino Fundamental (9º ano) que pretendem cursar um Ensino Médio Técnico. A Escola Técnica Estadual de São Roque, a ETEC, instalou-se no município em 2000 e oferece cursos técnicos, com destaque para o curso de Enfermagem e Ensino Médio Integrado, este último figurando entre os melhores cursos de Ensino Médio das escolas públicas do Brasil.

Recentemente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque (IFSP/SRQ) iniciou os seus cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Administração e Alimentos) e está atraindo o interesse dos secundaristas de São Roque e região. Portanto, no nível médio da esfera pública, os estudantes têm a possibilidade de se matricular nas escolas de Ensino Médio Regular (Horário Manley Lane, Prof. Germano Negrini, Prof. Epaminondas de Oliveira e Distrito Mailasque) e concorrer às disputadas vagas do Ensino Médio Técnico (ETEC e Instituto Federal). Por conseguinte, é comum encontrar na ETEC e no Instituto Federal estudantes de Ibiúna, Mairinque, Alumínio, Araçariguama, Vargem Grande Paulista, Cotia e Itapevi.

Contudo, a grande transformação no campo educacional saoroquense sucedeu no nível superior. Nos últimos anos, além do crescimento das faculdades privadas existentes, a cidade assistiu, um pouco estupefata e meio eufórica, a instalação de duas instituições públicas de Ensino Superior. O Instituto Federal, conforme mencionado anteriormente, iniciou suas atividades em 2008 e hoje oferta vagas para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Viticultura e Enologia e Bacharelado em Administração. O ingresso ocorre através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o SiSU (Sistema de Seleção Unificado). Atualmente, o campus São Roque do Instituto Federal atende quase 700 estudantes.

Em 2013, a renomada Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, a FATEC, instalou-se na cidade e hoje oferece os cursos de Sistemas para Internet, Gestão de Turismo e Gestão Comercial. O ingresso acontece por meio de vestibular próprio.

Estudantes da região e de outros Estados estão se transferindo para São Roque devido à aprovação nos cursos superiores dessas instituições públicas. Dessa forma, não é incomum encontrar Repúblicas formadas por alunos e servidores dessas faculdades. Além disso, alguns bares e pub’s da cidade tornaram-se ponto de encontro desses jovens. Outra consequência, ainda que incipiente, é a realização de atividades culturais por esses universitários.

Portanto, esse avanço do campo educacional atrai estudantes de diferentes regiões do país e, como consequência, São Roque, além de ser lembrada pelo vinho, alcachofra, religiosidade e beleza natural, consagra-se, lentamente, enquanto uma cidade estudantil/universitária. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.