Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

3/9/2015 - São Roque - SP

São Roque na mídia e o imaginário social




da assessoria de imprensa 

Um didato popular diz: “quem não é visto não é lembrado”. Enquanto estância turística, a cidade de São Roque precisa despertar a atenção para ser lembrada pelos seus possíveis frequentadores.

Uma maneira de verificar se São Roque está sendo vista é dar uma “googleada” sobre a cidade. Digitando São Roque no Google encontramos inúmeros informes pagos tratando de hotéis, pousadas e atividades do município. Pesquisando um pouco mais, registramos notícias consideradas posistivas como a reportagem da revista Veja e do site do Governo do Estado de São Paulo apontado a Terra do Vinho como um excelente destino, com diversas atrações, para os paulistanos que não pretendem se afastar muito da capital nos finais de semana.

Recentemente, comentarista de economia da badalada Globo News mencionou o significativo faturamento e os projetos para a ampliação do Catarina Fashion Outlet. Nos finais de semana, esse empreendimento tem recebido milhares de consumidores, afirmou a jornalista.

Dando continuidade à pesquisa, registramos notícias que levaram o nome de São Paulo para todo o Brasil e quiçá, o mundo. As reportagens sobre a ocupação do Instituto Royal por ativistas de causas ambientais podem ser facilmente encontradas. As matérias envolvendo o fatídico episódio de Anderson Lúcio de Oliveira, o Tingo, covardemente atinginho Fernanda Regina Cézar se alastram pela web – especiamente após o recente julgamento do réu – e o vídeo é facilmente encontrado no youtube.

Uma outra notícia frequente envolvendo o nome de São Roque é a descoberta dos falsos médicos atuando no hospital da Santa Casa. Inúmeras matérias e vídeos, em sites de renomados órgãos da grande mída, podem ser acessadas tratando do trágico e nebuloso caso envolvendo médicos conhecimentos da região, desvio de dinheiro, amantes etc., um “digno” thriller de cinema.

Essas notícias e acontecimentos contruibuem, no limite, para moldar o imaginário social e as identidades coletivas do saoroquense. O imaginário social seria, entre outras coisas, o espaço de expressão das expectativas e aspirações populares latentes. Ou seja, algo que faz parte do cotidiano dos indivíduos e se faz tão presente quanto aquilo a que atribuímos o valor de real e concreto.

Não podemos esquecer que cada sociedade é, ao mesmo tempo, produtora e prisioneira do seu imaginário social e que cada período de tempo possui suas formas singulares de imaginar, reproduzir e renovar o imaginário, assim como possuem modalidades específicas de acreditar, sentir e pensar. Por conseguinte, seria através das imagens criadas de si, em uma determinada época, que um agrupamento social manifestaria e dissimularia as suas intenções e pulsões mais escondidas.

Como estamos em pleno processo de difusão de novas imagens e símbolos envolvendo São Roque, não sabemos como essas inúmeras notícias se consolidarão e contribuirão, “para o bem ou para o mal”, na modelação da persona dos indivíduos da Terra do Vinho. Mas algo pode ser dito: a representação de São Roque no imaginário social vem mudando. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.