Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

28/9/2015 - São Roque - SP

Saúde pede que pais levem filhas para tomar vacina contra o HPV




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), iniciada na primeira semana de setembro, está aquém das expectativas da Vigilância Municipal em Saúde de Mairinque. A primeira etapa, em março, conseguiu imunizar 65% do público alvo, índice que ainda não teve o crescimento esperado nesta segunda etapa.

A vacina objetiva imunizar meninas de 9 a 11 anos e protege contra quatro tipos de HPV, entre eles dois tipos de HPV de baixo risco HPV 6 e 11 , responsáveis por cerca de 90%  das lesões anogenitais e os tipos HPV 16 e 18  que são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo.

Luiz Carlos Pinheiro, chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica de Mairinque, explica que as meninas de 11 a 13 anos que tomaram apenas a primeira dose no ano passado devem procurar os postos de saúde para dar sequência ao ciclo de vacinação. As que iniciarem o esquema agora em setembro retornarão para tomar a segunda dose daqui a seis meses, em março do ano que vem.

“Os pais e responsáveis devem levar suas filhas para tomar a vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa Para o médico, o principal ganho da campanha será percebido em longo prazo. Uma vez imunizada o adverte o chefe de Divisão - a menina reduzirá substancialmente o risco de lesões precursoras do câncer do colo do útero”.

Pinheiro ressalta que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, de forma que as pessoas vacinadas devem usar preservativos nas relações sexuais.

A imunização contra o HPV é composta por três doses. Para as meninas de  9 a 14 anos, a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose, cinco anos após a primeira.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.