Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

23/7/2015 - São Roque - SP

Vereadores Toco e Maurinho Góes encabeçam luta por melhores condições de trabalho




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

Com o propósito de interceder junto ao Poder Executivo para que as merendeiras que atuam na rede municipal de ensino tenham suas reivindicações atendidas, os Vereadores Toco e Maurinho Góes e uma comissão formada por quatro merendeiras participaram na última quarta-feira, dia 22, de uma reunião com a Diretora do Departamento de Educação da Prefeitura de São Roque, Márcia Nunes.

Durante o encontro foram feitos vários apontamentos pelos parlamentares e também pelas funcionárias públicas. “As merendeiras pedem melhores condições de trabalho, manutenção periódica nas cozinhas e nos utensílios domésticos utilizados por elas para o preparo dos alimentos, adicional de insalubridade, porque lidam com umidade e temperatura, e também aumento salarial, haja vista que ganham pouco mais que um salário mínimo. Outra questão que abordada por elas trata da mudança de nomenclatura do cargo pois, algumas prestaram concurso público para merendeira mas hoje são classificadas como serviçal II”, esclarecem os Vereadores.

Toco sugeriu para que a Diretora de Educação reveja a situação. “ São várias queixas, inclusive, quanto a qualidade duvidosa dos produtos de limpeza, os quais eram alvo de reclamações constantes, e também comentamos sobre os altos custos com a merenda escolar pagos por esta gestão. Além disso, falamos sobre os sucos de galão que estão sendo entregues nas unidades escolares. Esperamos que em breve o Executivo nos apresente uma solução, porque a causa das merendeiras é justa e por isso continuaremos lutando junto com elas, pois desde 2013, quando apresentei o Requerimento nº 235/2013, venho cobrando da Administração Municipal para que o adicional de insalubridade seja concedido”, diz.

A Diretora de Educação informou que em breve as merendeiras receberão um kit contendo novos uniformes e equipamentos de proteção. “A distribuição dos produtos de limpeza engrenou e desde o ano passado as merendeiras passaram a responder para a Diretoria de cada escola; anteriormente elas eram subordinadas  ao Departamento de Alimentação. Está sendo feito um levantamento nas unidades escolares para viabilizarmos as melhorias nos equipamentos e nas cozinhas, pois também estou pedindo a abertura de licitação para que uma empresa possa realizar tais tarefas”, fala.

Márcia Nunes deixou agendada para o dia 18 de agosto uma nova reunião junto a Comissão das Merendeiras e os Vereadores para dar uma posição sobre tais cobranças da categoria.

Outro assunto que esteve na pauta refere-se à falta de merendeiras na rede municipal. “Hoje são 36 merendeiras que estão de licença médica ou em período de readequação. A solução legal que a Prefeitura encontrou foi contratar uma empresa terceirizada para suprir a falta delas e essas profissionais começarão os trabalhos no dia 1º de agosto”, ressalta.

Na oportunidade Toco e Maurinho discordaram da posição adotada pelo poder público. “Essas merendeiras terceirizadas ganharão mais do que as nossas merendeiras e nada mais prudente do que igualar os salários”, enfatizam.

Outra reunião:

Na última segunda-feira, dia 20, os Vereadores Toco, Mauro Góes e Donizete Carteiro receberam na Câmara Municipal, diversas merendeiras que fizeram vários pedidos aos parlamentares.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.