Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

27/7/2016 - São Roque - SP

Vila Don Patto aposta na gastronomia portuguesa, com tradição e hospitalidade




Complexo gastronômico - fincado onde era a antiga plantação de uva da família Patto - oferece gastronomia e lazer, em área verde preservada, a 56km de São Paulo

Situado em uma área de 40 mil m², na Estrada do Vinho, na Estância Turística de São Roque, SP, o complexo gastronômico e de entretenimento ‘Vila Don Patto’ foi inaugurado em 2010 pela família Patto, contando com o restaurante propriamente dito, especializado em gastronomia portuguesa, e os ambientes ‘Adega’, ‘Empório Gourmet’, ‘Cafeteria’, ‘Sorveteria’ e ‘Loja de Artesanatos’.

A história de sucesso do empreendimento, no entanto, começou bem antes, na pequena cidade de Anadia, em Portugal, onde em 1893 nasceu José dos Santos Patto, que se mudou para o Brasil aos 19 anos e fundou a adega ‘Minho e D´Ouro’. “Sempre gostei de culinária e sonhava em ter um restaurante”, pontua Júlio Miguel dos Santos Patto, neto de José.

Os destaques do cardápio comandado pelo chef Valdir Nunes são muitos, como o ‘Bacalhau à Zé do Pipo’, lascas de bacalhau refogadas ao alho e azeite, com ovos, brócolis e purê de batatas gratinado e acompanhamento de arroz e o ‘Bacalhau Don Patto’, posta de bacalhau na brasa regada no azeite com alho laminado, legumes, batatas aos murros, cebola, pimentão, azeitonas portuguesa e cheiro verde, com arroz.

Há carnes, aves, pizzas (inclusive as legítimas Portuguesa e a Bacalhau), opção vegetariana, além da ‘Linguiça de Bacalhau’, marca registrada da casa. Para encerrar, os tradicionais doces portugueses como o ‘Pastel de Belém’, ou as sobremesas como o ‘Petit Gateau Português’, que é uma rabanada quente com sorvete de creme e calda de vinho do Porto.

Cardápio Kids: O cardápio Kids conta com três opções: ‘Prato Sapeca’ (filé de frango grelhado, arroz, feijão e batata smiles), ‘Prato Alegria’ (escalope de  filé mignon, arroz, feijão e batata smiles) e ‘Prato Amizade’, (talharim ao molho vermelho, branco ou manteiga).

O local também possui playground, redário, heliponto - que pode ser utilizado tanto para transporte quanto para contratar um passeio com a família. É ponto de encontro de clubes de carro e de motocicletas. É possível contratar passeio de balão. Curiosidade: Há um barco, no qual os clientes adoram tirar a famosa ‘selfie’.

A ‘Vila Don Patto’ é emoldurada pela natureza, com vista para as montanhas. Não por acaso, o ambiente terraço, do restaurante, é um dos mais disputados. Os bichos que ocorrem na região são maritacas, tucanos, corujas e macaquinhos. “A ideia era transformar o restaurante em um verdadeiro centro de entretenimento, com plano de expansão e criação de uma pousada futuramente’, finaliza Patto.

É Pet Friendly em sua área externa. Por final de semana circulam cerca de 2.000 pessoas.  

Sobre o chef Valdir Nunes: Nascido em São Roque e com 20 anos de experiência culinária, Valdir Nunes iniciou sua carreira na adolescência e passou por todos os cargos de um restaurante até tornar-se chef.  É formado em ‘Hotelaria’ pela ‘Universidade de Sorocaba’ e pós graduado pelo ‘Senac’ São Paulo no curso de GNA, ‘Gestão de Negócios no Ramo de Alimentação com Foco em Resultados’.

Cronologia Família Patto:

       Nasce em 30 de outubro de 1893 José dos Santos Patto, patriarca da família na cidade de Anadia, em Portugal

       Aos 19 anos José dos Santos Patto desembarca no Brasil e se instala na cidade de São Roque, interior próximo a São Paulo

       No mesmo ano de sua chegada começa a fabricar vinhos. A primeira adega fundada pela família recebe o nome de ‘Minho e Douro’ e é gerenciada por José até 1960

       Casa-se com Rosa Ida dos Santos Patto e tem seis filhos

       Júlio dos Santos Patto, seu filho, assume os negócios e cria os famosos rótulos Patto e a nova marca vinhos, a Real D´Ouro

       Em 1962, durante a Festa da Cidade, Júlio dos Santos Patto lança o vinho Pattão

       Paralelamente, José dos Santos Patto adquire um armazém de secos e molhados, que permanece sob supervisão familiar até 1972

       Quando Júlio Miguel dos Santos Patto - filho de Júlio dos Santos Patto e neto de José dos Santos Patto - assume a administração dos negócios, em 1979, a família ainda estava à frente da vinícola que chegou a ter 250 mil pés de uvas 

       Atualmente, a família é proprietária da Vila Don Patto, comandada por Júlio Miguel e seus filhos Tiago e Túlio dos Santos Patto.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.