Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

7/8/2015 - São Roque - SP

X Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Araçariguama




 

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS promoveu na última quarta-feira (5), a X Conferência Municipal de Assistência Social de Araçariguama, com o tema "CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026”, o evento, realizado na Biblioteca Municipal Odette de Barros Mott, teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS.

A conferência teve como finalidade a elaboração de propostas para serem efetivadas no município, e a eleição de delegados para representar Araçariguama na Conferência Estadual, que ocorrerá de 06 a 08 de outubro e na Nacional, será realizada de 07 a 10 de dezembro, em Brasília.

As dimensões abordadas na conferência municipal foram ‘Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo’; ‘Participação Social como Fundamento do pacto federativo no SUAS’; ‘Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo’; ‘Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo’ e ‘Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo’.

Participaram da X Conferência, representantes do poder público, sociedade civil (trabalhadores da assistência, usuários e representantes de organização), conselheiros do CMAS e convidados.

Além de uma palestra ministrada pelo Dr. Eliasaf Assis que apresentou e explicou de maneira acessível o tema da conferência, orientado todos para as discussões nos trabalhos em grupo, a conferência contou também com a apresentação dos alunos do projeto TIMBALATA da casa de Cultura Cora Coralina da secretaria de Cultura Municipal.

A Plenária foi instaurada com 38 delegados e 5 convidados. Foram aprovadas 25 propostas para o Município e 05 para o Estado. Sendo que das 25 para o município 15 irão compor o Plano Decenal de Assistência Social 2016-2026.

Segundo a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Vanilse Cristina de Freitas, a conferência é um espaço democrático criado para interagir com o público sobre políticas sociais. “Esse espaço é muito importante para colaborar conosco e melhorar nossos programas sociais. Muito já foi feito e conquistado em nosso município no sentido da Assistência Social. Temos ainda alguns problemas sociais, mas com essa união entre poder público e sociedade civil podemos fazer de Araçariguama uma cidade cada vez melhor”, disse Vanilse.

O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Araçariguama – CMAS, Pastor Tércio Sá Freire de Oliveira ressaltou a importância da Conferência e enalteceu a atuação das entidades sociais e dos Conselhos de Araçariguama: "As entidades realizam um papel fundamental no município trazendo o apoio necessário para as pessoas que necessitam da assistência", disse Tércio.

Para o prefeito Roque Hoffmann o evento foi muito produtivo. “É importante ressaltar que a realização de uma Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por esta razão, a participação popular e, principalmente a presença dos usuários é fundamental para que as Conferências cumpram as suas atribuições legais. 

O grande número de participantes foi o principal fator para o sucesso desta conferência. Alcançamos nossos objetivos, que foi traçar informações focando no desenvolvimento de trabalhos em parcerias com diversas entidades fortalecendo as ações sociais junto a comunidade araçariguamense.  Daqui saíram diversas propostas que serão levadas para as conferências Estadual e Nacional”, afirmou Roque.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.