Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019

Caroline Silva Fraga

Eu sou Fonoaudióloga, Palestrante, trabalho com aperfeiçoamento da comunicação.
Eu atuo na área de Aperfeiçoamento da Comunicação há 06 anos. O que eu venho percebendo atendendo inúmeros clientes a falta de “consciência” da forma como se comunica e perdendo assim, oportunidades de conquistar um emprego ou uma promoção tão sonhada.Então, eu quero te ajudar a ter consciência a partir dicas, orientações e notícias sobre fala dicção, projeção vocal, qualidade da voz, postura corporal, expressões faciais, construção de argumentos etc.

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4 princípios para construir uma Comunicação bem - sucedida



Olá,

 

      "Aquele que não aproveita a oportunidade, passa o resto da vida pensando nela."

                                                                                                                        (Autor desconhecido)

 

 

                                      

 

       Eu percebi que o que faltava a mim e a muitos dos meus colegas eram as capacidades e as estratégias associadas ao cuidado e à construção das relações. No mundo profissional, somos educados para valorizar o individualismo. As pessoas que conscientemente cortejam outras para fazerem parte das suas vidas são vistas como bajuladoras, subservientes, aduladoras. 

       Com o passar do tempo, vi que a interação com as pessoas era uma forma de fazer a diferença nas suas vidas, bem como de explorar e enriquecer a minha própria vida; tornou-se a construção consciente do rumo da minha vida. Assim que vi os meus esforços de networking nesta perspectiva, dei a mim mesmo permissão para os praticar sem restrições, em todos os aspectos da minha vida profissional e pessoal.

       A forma como encarava o networking não era como sendo algo frio e impessoal. Era, pelo contrário, relacionar-me – partilhar o meu conhecimento e recursos, tempo e energia, amigos e parceiros de negócios, bem como empatia e compaixão, num esforço contínuo para oferecer valor aos outros, enquanto coincidentemente aumentava o meu próprio valor. Tal como nos negócios, ser um conector  nada tem haver com gestão de transacções, mas sim com gestão de relações.

        No momento, você precisa entender quando falo em gestão de relações. É um processo constante de dar e receber – de pedir e oferecer ajuda. Quando põe as pessoas em contato umas com as outras, dá o seu tempo e experiência e partilha-os sem reservas, « o bolo» fica maior para todos.

       Quem instintivamente estabelece um networking forte de relações tem sempre  negócios importantes. Se reduzir o mundo profissional ao seu essencial, verá que têm haver com pessoas que vendem coisas a outras pessoas. Essa
ideia pode perder-se na confusão que o mundo profissional que sempre fomentou em torno de tudo, desde marcas e tecnologia até às considerações sobre design e preços, numa busca interminável da vantagem competitiva perfeita. Mas pergunte a qualquer  profissional realizado como alcançaram o sucesso e garanto-lhe que ouvirá muito pouco individualismo. Mas ouvirá muito sobre quem os ajudou a percorrerem os seus caminhos, isto se forem honestos e não estiverem demasiado envolvidos no seu próprio sucesso.

       Eu acredito que estabelecer relações é um dos conjuntos de competências mais importantes que você precisará aprender, tanto na vida profissional como na vida pessoal. E porquê? Porque,  sendo direta, as pessoas fazem negócios com quem conhecem e com quem gostam. As carreiras – em qualquer área possível e imaginária – funcionam da mesma forma. Até o nosso bem-estar e sensação de felicidade, conforme ficou demonstrado em estudos importantes, são ditados em grande parte pelo apoio, orientação e amor da comunidade que construímos para nós mesmos.

      Como é que pode transformar um contato num amigo? Como é que pode levar os outros a envolverem-se emocionalmente no seu desenvolvimento? Por que é que alguns saem sempre de algum evento com almoços marcados para um mês e uma dúzia de potenciais novos contatos, enquanto outros saem apenas com uma indigestão? Quais são os lugares onde pode ir e conhecer o tipo de pessoas que podem transformar a sua vida?

      Essas perguntas têm respostas, mas que para isso eu aprendi que o verdadeiro networking tem haver com a descoberta de tornar os outros mais bem-sucedidos. Então, é fundamental você construir  uma comunicação bem - sucedida  que depende de 4 princípios: 

 

1 Do seu estilo de Falante;

2 Domínio das regras de comunicação;

3 Autoestima;

4 Capacidade de resolução de problemas

 

 

       Para resumir esses 4 princípios, nós gostamos de falar com pessoas que sejam verdadeiras, que respeitem as regras de comunicação, expressem autoestima e resolvam problemas. Mas eu vou detalhar cada princípio para não gerar dúvidas nos próximos textos.

     

 

Até breve,

Rumo ao sucesso!!

 










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