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Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019

Ângela Schiezari Garcia

Educadora física; fisioterapeuta; osteopata;
radiestesista genética; microfisioterapia em formação.
Terapeuta de self-healing,leitura biológica, pós-graduada em ginástica postural corretiva,em fisiologia do exercício e em personal training.
Estágios:
* Laboratório do Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.
* Condicionamento Físico e Reabilitação Cardiovascular na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do INCOR HC – FMUSP.
Escritora, com livro de poesias "A Real Dualidade", publicado em 2007.

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As práticas de saúde na terceira idade



Na mesma linha do artigo anterior, referente aos benefícios e prejuízos da prática de atividade física para pré-adolescência e adolescência, a ideia do artigo em questão é evidenciar a importância da atividade física para a promoção da saúde e a prevenção da degeneração provocada pelo processo de envelhecimento, que culmina na terceira idade.

De acordo com projeções das Nações Unidas “uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais e estima-se um crescimento para uma em cada cinco, por volta de 2050”.

O pesquisador Lourenço (2005), propõe conceitos-chave para qualquer política que se destine a essa faixa etária que tem por base a autonomia, a participação, o cuidado, a autossatisfação, a possibilidade de atuar em diversos contextos sociais e na elaboração de novos significados para a vida.

É importante a criação de condutas que minimizem as perdas fisiológicas e as complicações relacionadas às limitações decorrentes do processo. E uma dessas estratégias é a promoção de um estilo de vida mais ativo para a melhoria dos padrões da saúde, que focam os benefícios físicos, emocionais, mentais e sociais (MATSUDO, 2001).

O envelhecimento é um processo natural e os programas relacionados à atividade física como fator de saúde devem focar tanto a manutenção da independência funcional do indivíduo e o aumento da longevidade, quanto o controle na prevenção de doenças crônicas degenerativas, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças respiratórias, osteoporose e distúrbios mentais.

A atividade física regular proporciona inúmeros benefícios como a diminuição da gordura corporal, aumento da massa muscular, força, flexibilidade, densidade óssea; diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial; diminuição do stress, ansiedade, insônia, consumo de medicamentos e melhora das funções cognitivas e da socialização.

O Studio Prátik elabora programas de treinamento para atender as necessidades e os objetivos individuais e a equipe se reúne semanalmente para o estudo de casos dos alunos e pacientes, para o estudo de artigos científicos e para a elaboração do planejamento das aulas.

O nosso trabalho proporciona o bem estar e a saúde, por meio do movimento consciente, da alegria de se fazer o que gosta, por meio de atividades lúdicas, da dança, do treino funcional, da musculação, do alongamento, de caminhadas ao ar livre, entre outras.

 

 










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