Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

Eliana Vita

Psicoterapeuta Holística, desde 1986, desenvolve e trabalha com vários temas atuais voltados a estudos e pesquisas na área de alimentação natural, orgânica e terapêutica, como à terapia corporal e energética, essências florais, óleos essenciais, naturoterapia, fitoterapia, holopuntura, psicoterapia, técnicas de respiração, relaxamento e meditação. Técnicas estas consideradas como ARTE, embasada na sabedoria milenar e Junguiana.

Ver todas as colunas

AUTOMASSAGEM, POR QUÊ?



A Automassagem é um ato de tocarmos nosso corpo em alguns pontos ou áreas especificas com a finalidade de relaxar, soltar a musculatura, como uma autoterapia com o objetivo que cuidar e preservar a nossa a saúde.

Se começarmos a prestar mais atenção podemos observar que durante o nosso dia-a-dia tocamos o nosso corpo sempre que sentimos alguma região tensa seja o pescoço, ombros, pés, costas, têmporas... Fazemos isso para sentirmos o alívio destas tensões que consequentemente causam dores e até inflamação dos nossos músculos.

Estas tensões podem ocorrer em várias situações, seja no trabalho, nos estudos, com familiares, amigos e em situações pessoais e emocionais. O nosso corpo físico consequentemente sente e sofre as consequências dos nossos problemas emocionais e vice-versa. Quando temos algum problema físico o nosso emocional também sofre. São dois lados que andam juntos e se complementam.

A Automassagem é possível e pode ser bem sucedida quando feita periodicamente não só quando sentimos alguma dor ou incomodo físico mais conhecido como a fadiga muscular. Ela oxigena, relaxa nosso corpo e elimina impurezas.  

Nela você pode trabalhar três itens importantes que são: o toque, a respiração abdominal e a concentração. É importante mentalizar o local massageado cada vez mais relaxado conforme trabalhado, proporcionando o conforto pessoal e os benefícios tanto físicos como emocionais.

* Como praticar a respiração abdominal?

A prática da respiração abdominal como exercício pode ser realizada durante uns três a dez minutos, em movimentos suaves de inspiração e expiração, até que se obtenha o domínio completo e tranquilo do ato de respirar, utilizando o abdômen.

É muito importante que a respiração se faça pelo nariz, tanto na fase da inspiração como na expiração. Pois, a boca não filtra as impurezas como o nariz, não aquece o ar que entra. Principalmente no inverno em que ar chega frio aos pulmões, fragilizando-os. Além disto, respirar pela boca, tem um efeito desidratante para o corpo, já ao respirar pelas narinas humedificamos o ar que respiramos. Respirar pelo nariz produz um efeito mais tranquilizador e harmonizador.

A respiração abdominal pode ser realizada com os músculos abdominais descontraídos ou levemente contraídos, mantendo uma ligeira tensão abdominal. No segundo caso o movimento foca-se ao nível das costelas inferiores, ocorrendo uma expansão lateral destas na inspiração, fruto do movimento do músculo do diafragma respiratório. Por isso podemos também definir esta respiração como sendo diafragmática. No caso da respiração abdominal ser feita com os músculos abdominais descontraídos, ocorre um movimento para fora do abdómen durante a inspiração e um movimento do abdómen para dentro durante a expiração. Esta respiração abdominal que mantém os músculos abdominais descontraídos é mais indicada para quem quer aprender a relaxar, aliviar os estados de ansiedade e tensão.

A respiração diafragmática, tanto com os músculos abdominais contraídos ou descontraídos, além de trabalhar de forma mais intensa o diafragma, ajuda a tonificar os músculos abdominais e também contribui para um estado de vitalidade, sem se perder o efeito de relaxamento.

A Automassagem, quando bem sucedida, pode nos proporcionar um melhor equilíbrio dos pontos energéticos do nosso corpo. Na aplicação da automassagem os pontos mais importantes a serem cuidados são aqueles mais sensíveis à dor quando pressionados.

Seguem algumas situações que podem ser trabalhadas para tratar alguma parte específica do corpo.

Importante: Para a obtenção de uma prática mais prazerosa, esfregue bem as mãos para aquecê-las e utilize óleo de massagem.

1) Acalmar a mente: pressionar o polegar entre as sobrancelhas;

2) Relaxar a musculatura e aliviar cólicas: pressionar a parte lateral do pé e da perna (abaixo do joelho) simultaneamente;

3) Face: a pressão das têmporas auxilia na redução do estresse, alívio de dor de cabeça e melhora na qualidade do sono;

4) Alívio de dor na coluna cervical: pressionar o lado direito da nuca com dois dedos da mão esquerda. Repetir com a mão direita no lado esquerdo da nuca;

5) Corpo inteiro: pressionar firmemente o centro da sola do pé, estimulando a região com os polegares

Também podemos cuidar dos nossos órgãos internos e demais partes do nosso corpo massageando pontos específicos. Trabalhando a Reflexologia. Promovendo a harmonia do corpo, da mente e das emoções, restabelecendo naturalmente o equilíbrio do ser humano e seu fluxo de energia. Através da pressão em determinados pontos dos pés, é possível provocar mudanças fisiológicas no corpo, mas não é uma massagem terapêutica que cura, ela estimula o organismo a buscar a cura. É dessa forma que nossos pés podem desempenhar um papel importante na conquista e manutenção da saúde. Relaxando o corpo, descontraindo os músculos com toques confortáveis, firmes e suaves.


A Reflexologia pode ser aplicada em qualquer idade, porém há algumas contra-indicações como:

- casos de trombose;
diabetes (pessoas que utilizam insulina);
- gravidez;
- fraturas ou lesões;
- pacientes cardíacos com marcapasso;
- dermatites;

 - Inflamações ou infecções;


* Segue ilustração abaixo:

Qualquer prática física deve realizada de forma consciente, com conhecimento e dependendo de alguns casos com um acompanhamento médico.

Para melhores esclarecimentos, por favor, entrar em contato.

Abs,

Eliana Vita

CRT 41314

Psicoterapeuta Holística

eliana.vita@hotmail.com

www.facebook.com/pages/Psicoterapia-Holística-Eliana-Vita/132762503588703?ref=hl

www.facebook.com/pages/Suave-Essência-Produtos-Naturais-Integrais-e-Orgânicos/113935198730437

www.guiasaoroque.com.br/guiasr/beleza/anuncio.asp?cod=73&id=58

 










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.