Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

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Como calcular a porcentagem de comissões dos seus colaboradores?



Saber como calcular porcentagem de seus colaboradores, da maneira correta, pode mantê-los motivados. Mas, você sabe como fazer esse cálculo da maneira correta? 

É importante lembrar que com colaboradores motivados, o percentual de ganho não só deles, como também da empresa, tende a aumentar. Ou seja, é mais lucro para você! 

Há formas diferentes de implementar a comissão dos colaboradores na empresa. Assim, é importante que a forma escolhida seja feita de maneira correta e que seja bom, não só para o dono da empresa, mas também para quem trabalha para ela. 

Vamos ver como calcular a porcentagem de diferentes tipos de comissão, confira! 

  1. Tipos de comissão 

Vamos ver os diferentes tipos de comissão que existem no mercado de vendas. 

  1. Percentual fixo de comissão de venda 

Esse é o tipo mais conhecido de comissão e o mais utilizado em todas as empresas. No entanto, com o passar do tempo, os colaboradores podem se sentir desmotivados com esse tipo de comissão. 

Portanto, o ideal é fazer algumas premiações, como uma viagem, por exemplo, para aquele colaborador que vender mais durante um período específico de altas vendas, como é o caso do Natal, por exemplo. Assim, isso pode motivar os colaboradores. 

Mas, falando especificamente do percentual fixo de comissão de venda, nesse caso é determinada uma porcentagem sobre o valor total das vendas realizadas por aquele colaborador. 

Esse percentual varia muito, mas é comum ficar na margem de 2,5% até 8%, dependendo do negócio. 

  1. Comissão por lucratividade 

Esse é um tipo semelhante de comissão à comissão de venda, mas a comissão não é sobre o total de vendas, mas sim do lucro que a empresa teve. 

Uma vantagem desse tipo de comissão é que atinge somente os lucros da empresa, o que permite que a empresa honre seus compromissos, sem problemas na saúde financeira. 

  1. Comissão por faturamento 

Aqui, o que vale é o faturamento da empresa, durante um período específico. Ou seja, aqui independe se as compras foram feitas à vista, ou de forma parcelada. 

  1. Fatores importantes a serem considerados para calcular a porcentagem de comissão 

Alguns fatores devem ser considerados antes de fazer o cálculo da comissão. É importante também que esses fatores sejam bem explicados aos colaboradores, para que não haja nenhum mal-entendido depois. 

  1. 1. Estabeleça a margem adequada para o colaborador e para seu negócio 

De nada adianta você estabelecer uma comissão muito baixa sobre as vendas, que não conseguirá manter os colaboradores por muito tempo. 

Afinal, com uma renda baixa ao final do mês, é bem provável que os colaboradores busquem outros locais para trabalhar, que oferecem maior renda ao final do mês. 

E com isso, você terá que treinar sempre novos colaboradores, devido à saída de outros colaboradores, o que para a empresa, também não é bom. 

Por outro lado, o gestor não pode estabelecer uma porcentagem tão alta que não permita manter seu negócio vivo. 

Portanto, estude o mercado e veja negócios semelhantes, para você ter uma base do que seria uma comissão boa, para ambos. 

Além disso, o tempo investido no negócio, pelo colaborador, também pode ser usado como referência. Há negócios que exigem mais tempo para concretização. Assim, o percentual pode ser bem maior. 

  1. 2. Fixe as datas para fechamento e pagamento 

Pode parecer simples, o mês começa no dia 01 e termina no dia 30 ou 31, certo? Mas, nem sempre. 

Assim, é importante estabelecer quando será o período de vendas e em qual data será realizado o pagamento. 

Por exemplo, as vendas encerram-se todo dia 30 e o pagamento será feito até o 5o dia útil do mês subsequente. Ou então, fecham-se as vendas tanto dia 14, quanto dia 31, com os pagamentos sendo feitos dia 15 e dia 01 do mês subsequente, por exemplo. 

Lembre-se que não basta somente calcular a comissão: é necessário colocar o valor na folha de pagamento, incluir o pagamento de impostos e executar o pagamento. Por isso, é importante ter, pelo menos, uns 5 a 10 dias para fazer esse processo. 

  1. 3. Estabeleça as regras para compras não finalizadas 

Quando o cliente devolve o produto, haverá estorno daquela comissão? Dessa forma, é preciso estabelecer as regras antes, para não prejudicar os colaboradores também. 

  1. Como calcular a porcentagem de colaboradores? 

Agora que você já viu os tipos de comissão e quais são os fatores importantes a serem considerados, chegou a hora de fazer o cálculo da porcentagem dos colaboradores. 

  • Some os valores de vendas feitos por colaborador; 

  • Aplique o percentual de cada venda, da seguinte forma: 

Total de vendas x Percentual de cada venda = Comissão de vendas. 

Quer um exemplo? Digamos que um vendedor conseguiu vender R$ 10.000 em um mês. E foi estabelecido um percentual de 5% em cada venda. 

Assim: R$ 10.000 x 5% = R$ 500 

  1. Algumas dicas importantes para o cálculo da comissão de vendas 

  • Tenha um sistema automatizado ou uma planilha bem organizada, na qual são anotados os valores de vendas; 

  • Mostre, sempre, com clareza, o percentual calculado sobre o total, para que o colaborador não tenha dúvidas; 

  • Uma forma fácil de calcular a porcentagem é lembrar que 10% de qualquer valor, basta trazer o ponto (ou vírgula) para a esquerda. Por exemplo, 10% de 10.000 é 1.000. Então, 5% será metade do valor de 10%, portanto, nesse caso, será 500. Fácil, não é mesmo?














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