Sexta-Feira, 5 de Março de 2021

Walber Sousa

Consultor Empresarial, atua em empresas de Pequeno e Médio porte, nas áreas Administrativa, Finanças e Controladoria; Formação em Ciências Contábeis, Pós Graduação em Contabilidade Gerencial e Controladoria e MBA FGV em Gestão Empresarial.

Ver todas as colunas

Compra de Veículos Zero Km – Qual a melhor opção, comprar como Pessoa Física ou Jurídica?



Compra de Veículos Zero Km – Qual a melhor opção, comprar como Pessoa Física ou Jurídica?

www.axsconsultoria.com.br

317-06-2019

Quando se tem a possibilidade de optar por comprar um veículo como pessoa física ou jurídica (seja ela do Simples Nacional, ou mesmo tributada pelo Lucro Real ou Presumido) é importante que algumas questões sejam esclarecidas antes de qualquer decisão.

A tentação do Desconto entre Pessoa Física x Jurídica!!!

Todos nós gostamos de realizar compras e negociar para termos o menor desembolso possível, em outras palavras, ter o melhor desconto na operação.

Esse é o grande “X” da questão, na compra de um veículo zero quilometro, as revendas costumam oferecer descontos se as compras forem efetuadas por empresas, em alguns casos; pois há revendas/concessionárias que dependendo do modelo em negociação o valor se mantem o mesmo.

Pesa muito nessa questão: a demanda do veículo, sua aceitação no mercado, entre outros fatores.

Alguns pontos devem ser analisados com mais atenção!!!

O conceito no mercado é que essa entre muitas outras operações comerciais são um jogo de números, que acaba por encantar o cliente e que se ao final não for devidamente calculado, trará possíveis prejuízos, quando comparamos a aquisição PF x PJ.

Há um MIX de fatores que devem ser levados em consideração nesse momento:

  •          O desconto é compensador financeiramente?
  •          Qual o tempo estimado (em anos) que esse veículo ficara em seu poder?
  •          O modelo em questão numa venda futura tem grande defasagem percentual em relação a um novo?

É importante ressaltar que quando as vendas são realizadas para PJ, as montadoras tem por conceito que essa “frota” será renovada num ciclo relativamente rápido (24 ou 36 meses), essa é uma das razões desses descontos.

Aspecto Legais/Fiscais

Na realidade, a compra de um veículo em nome de uma Pessoa Jurídica, somente pode acontecer se o veículo for utilizado em benefício da empresa, mas essa regra é muitas vezes desrespeitada quando se “esbarra num benefício financeiro”.

É importante que o empresário mantenha a separação dos gastos Pessoa Física versus gastos Pessoa Jurídica.

A Tributação

Quando decide-se realizar uma compra, no caso de um veículo zero KM, é importante termos ciência de alguns pontos:

  •          Anualmente haverá a desvalorização do bem.
  •          Quando a compra é realizada por PJ, haverá também a depreciação contábil mensalmente.
  •          O valor da compra deduzido do valor da depreciação contábil chama-se valor residual (quando PJ) e mensalmente esse valor é reduzido.
  •          Se ao final,  na venda do bem, o valor da venda for superior ao valor residual haverá tributação desse ganho (quando empresa).
  •          As taxas são: Quando Simples Nacional 15% s/ o Ganho de Capital; quando Lucro Real ou Presumido, a soma de (15% IRPJ + 10% de Adicional de IR + 9% de CSLL) algo próximo de 34% sobre o Ganho de Capital

O Exercício Matemático!!!

No momento da compra a impulsão deve ser controlada, estudos e simulações devem ser devidamente realizados (% desconto, expectativa de tempo de utilização, valor de revenda, entre outros) para que o prazer da aquisição (que realmente é prazeroso) não se torne um prejuízo ao efetivar a venda do bem.

Na sequência vamos adicionar uma simulação, onde mostramos na linha “Resultado Financeiro Líquido” que nem sempre essa “vantagem” do desconto se efetiva na operação como um todo.

 

Simulação

 

No exemplo acima, realizamos a compra com um desconto de 10% e podemos observar que, com base nos dados inseridos (Valor de Venda, Desconto em % e Valor de Aquisição) os resultados são ruins quando se utiliza o bem por 5 anos ou mais quando comparamos PJ x PF.

Vale pensar e analisar antes dessa decisão!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 08 anos.

  •          Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  •          Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  •          Gestão Estratégica de Custos
  •          Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  •          Inventários e Avaliações Patrimoniais
  •          Avaliação de Bens para Financiamentos e Seguros
  •          Business Valuation
  •          M&A – Fusões e Aquisições

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487

Sorocaba – SP

Atendemos todo Território Nacional

 










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.